Arquivo

Desfile etnográfico é ponto alto da festa

A 37ª Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais de Vila Nova de Foz Côa culmina a 11 de março com o tradicional desfile etnográfico.

Com início agendado para as 14 horas, a iniciativa organizada pela autarquia mobiliza todas as freguesias, associações e coletividades locais que são desafiadas a representar motivos etnográficos ou temas relacionados com a cultura popular, história, tradições, usos e costumes, património construído, património cultural, paisagístico, ou outras manifestações culturais de carácter erudito ou popular do concelho. Normalmente, participam mais de quatro dezenas de carros alegóricos/etnográficos que enchem de cor e animação as principais ruas da cidade. Neste dia, este “palco” é aproveitado também para deixar alguns “recados” ao poder local e ao Governo.

O cortejo é o ponto alto das festividades da amendoeira em flor já que atrai anualmente milhares de espetadores e curiosos. Os participantes vão concentrar-se ao longo das ruas Poço do Olmo, Conde de Pinhel e Mouzinho da Silveira, sendo que o desfile começa na rotunda junto às escolas, segue pelas Avenidas Cidade Nova e Gago Coutinho, Rua de S. Miguel, Tablado e Praça do Município. Continua pelo Castelo, Praça do Município, Rua do Açougue, Largo do Bombeiros, Avenida Dr. Artur de Aguilar, Avenida Gago Coutinho e termina novamente na rotunda onde começou.

Há prémios para os melhores carros alegóricos, com o primeiro classificado a receber 1.000 euros (mais uma taça), o segundo tem direito a 800 euros e o terceiro 600 euros, mais taças. A organização distinguirá também a qualidade da participação atribuindo 400 euros a uma avaliação de “muito bom”, 300 euros para “bom” e 200 euros para “regular”.

Sobre o autor

Leave a Reply