Arquivo

Descobrir o património da região

Jornadas Europeias decorrem entre amanhã e domingo com visitas guiadas a monumentos, encenações históricas e colóquios

Proporcionar uma nova forma de olhar o nosso património é a proposta do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), no âmbito das Jornadas Europeias do Património – uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia. “Património […] somos nós” foi o tema escolhido para este ano. Guarda, Trancoso, Seia, Almeida, Fundão, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Fornos de Algodres são algumas das autarquias que aceitaram o desafio.

A partir de amanhã e até domingo, realiza-se um vasto leque de actividades culturais um pouco por toda a região, com visitas guiadas a monumentos, encenações históricas, “peddy-paper”, animação de rua, música, dança, atelieres lúdicos, jogos tradicionais, entre outras. As Jornadas Europeias do Património pretendem promover «o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa da descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural». Na Guarda, as comemorações começam amanhã, na autarquia, com uma mesa redonda sobre “Património […] somos nós”. Há depois um “peddy-paper” para os alunos do 2º ciclo, mediante inscrição prévia no posto de turismo, e outras actividades, entre as quais a projecção de um filme sobre a cidade, na Torre de Menagem, uma visita à Sé Catedral e, à tarde, a visita à Casa Museu da Arrifana. Pela cidade vão estar espalhadas diversas exposições, nomeadamente “25 Sítios arqueológicos da Beira Interior” (Claustros do Arquivo Distrital), “Património construído” (Rua do Comércio) e de etnografia (Passo do Biu). Durante todo o dia há animação de rua, passeios todo-o-terreno aos castros do Tintinolho e do Jarmelo, enquanto que na capela do Solar dos Póvoas vai estar um contador de histórias. O programa repete-se no fim-de-semana, só que no sábado, às 21h30, há um concerto de música tradicional na Sé Catedral pelo grupo “Chuchurumel”.

Em Trancoso, a autarquia organiza um concurso de desenho sobre “O Património de Trancoso (…) somos nós”, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos (6-14 anos), mediante marcação prévia. Já no domingo à tarde será apresentado “O projecto de consolidação e valorização do Castelo de Trancoso”, pelo arquitecto Gonçalo Byrne. No concelho vizinho da Mêda realiza-se o Congresso Património, Turismo e Desporto, na Casa Municipal da Cultura, que se destina ao público em geral, a partir de amanhã. Em Seia, o Museu do Pão propõe uma exposição “O pão e a terra em selos portugueses: 1910-2000”, nos espaços exteriores. Já em Figueira de Castelo Rodrigo estão previstas visitas guiadas a vários monumentos, como o Convento de Santa Maria de Aguiar, o padrão da Batalha da Salgadela e a Torre de Almofala. Em Fornos de Algodres desenvolve-se uma iniciativa de promoção do acesso aos sítios históricos junto dos jovens. No sábado, pelas 15 horas, tem lugar um seminário sobre o tema das Jornadas e é inaugurada a exposição “Devoção às Almas”, no auditório da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva local. Ainda no âmbito das Jornadas, durante todo o fim-de-semana, vai estar patente nas Portas de Santo António, em Almeida, a exposição “O século XIX e nós, espólio militar do século XIX e outras curiosidades”. Em Belmonte haverá visitas guiadas a vários monumentos e espaços culturais, nomeadamente ao Museu Judaico e Judiaria, Igreja de S. Tiago, Ecomuseu do Zêzere e Museu do Azeite. Por último, no Fundão, amanhã e sábado decorre o seminário “Cartas e recomendações internacionais de Património” no auditório da Biblioteca Eugénio de Andrade.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply