Arquivo

Deputados do PSD preocupados com encerramento noturno do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira

Vilar Formoso

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo da Guarda questionaram o Governo sobre o encerramento no período pós-laboral e noturno do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) de Vilar Formoso (Almeida).

A medida resulta de um acordo entre Portugal e Espanha que prevê que os dois países mantenham em «regime normal» de funcionamento apenas um dos cinco CCPA existentes na linha de fronteira. No requerimento enviado à ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, Carlos Peixoto e Ângela Guerra adiantam que há cinco centros do género, um dos quais em Vilar Formoso/Fuentes de Onoro e que «a solução proposta» é a de manter em funcionamento permanente o CCPA de Castro Marim. «Com este anúncio, e, em termos práticos, o Governo está a decidir que o CCPA de Vilar Formoso/Fuentes de Onoro, que tem comprovadamente mais atividade no país, vai confinar-se, até ver, ao funcionamento no horário diurno e normal», alertam os deputados.

Para os parlamentares, esta decisão, «além de implicar uma redução do pessoal» naquele centro, «porventura em percentagem igual ou superior a 50 por cento, consubstancia mais um encerramento, ainda que parcial, de um serviço no interior do país». Considerando que a medida pode pôr em causa a segurança nacional, Carlos Peixoto e Ângela Guerra perguntam à ministra se este encerramento é «ainda uma mera recomendação sujeita a avaliação e ponderação, ou está já corporizada numa decisão definitiva».

Sobre o autor

Leave a Reply