Arquivo

Deputada do Bloco pede levantamento de prejuízos no Vale do Mondego

Helena Pinto deverá apresentar situação dos agricultores afetados pelos incêndios na Assembleia da República

Helena Pinto, deputada do BE na Assembleia da República (AR), defendeu o levantamento urgente dos danos causados pelos incêndios florestais que atingiram em agosto o Vale do Mondego, na Guarda, para que os agricultores lesados possam ser apoiados.

«Não houve técnicos do Ministério da Agricultura que se deslocassem ao local para levantamento dos prejuízos que os incêndios provocaram», criticou a parlamentar, que pretende apresentar esta situação «inconcebível» na AR. No total terão sido destruídos pelo fogo 1.800 hectares, 560 dos quais agrícolas. «Temos aqui muita matéria para aprofundar, porque é um mau exemplo daquilo que não deve acontecer», considerou a bloquista, sendo que o BE vai propor que as associações de agricultores sejam ouvidas na Comissão Parlamentar de Agricultura. Helena Pinto ouviu também queixas dos agricultores da região relativamente às novas normas de fiscalidade, já que estão «a lançar o desânimo nas pessoas», naquele que considera um «ataque aos pequenos agricultores».

A deputada visitou a zona no início da semana, tendo reunido com a Associação Distrital dos Agricultores da Guarda e a Cooperativa Camponeses do Vale do Alto Mondego, marcando ainda presença na manifestação da Mêda contra o fecho do tribunal.

Sobre o autor

Leave a Reply