Arquivo

Deolinda e Maria João no TMG

Cartaz do próximo quadrimestre tem 110 atividades, com destaque para um ciclo de jazz, teatro, cinema e exposições

Já é conhecido o programa do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para o próximo quadrimestre. Deolinda, no dia 27 de maio, e Maria João, a 11 de junho, no encerramento de um ciclo de jazz, são os principais destaques.

Entre abril e a primeira quinzena de julho haverá um total de 110 atividades, num programa que é «dos mais internacionais dos últimos anos», com artistas de 11 países diferentes, incluindo Portugal, revelou o programador do TMG em conferência de imprensa na segunda-feira. Victor Afonso adiantou que também os artistas locais vão ter protagonismo, caso do Teatro do Calafrio que vai estrear o seu novo espetáculo “Diário de um louco”, entre 21 e 23 de abril. Nesta área, a 16 de junho será apresentado “Clube dos Pessimistas”, pelo Teatro das Beiras, e a 8 de julho atuam os espanhóis Yllana, com “Chefs”.

O 25 de abril é uma data histórica para o país e também para o TMG, que comemora o seu 11º aniversário com os Abri’Lux, um espetáculo onde vão ser interpretados alguns clássicos de abril. Ainda na música, o contrabaixista Adam Ben Ezra atua na Guarda a 30 de abril e, de 2 e 11 de junho, decorre o ciclo Guarda In Jazz, que inclui seis concertos, um filme e um workshop. Neste quadrimestre o Blues também ganha espaço no TMG com os concertos de Tim Holehouse (12 de maio) e Spookyman (19 de maio). No que diz respeito à Sétima Arte, vai ser exibido, no próximo dia 5, o “Filho de Saul”, de László Nemes, um filme que conquistou o Óscar de melhor filme estrangeiro. Nas artes plásticas destaque para a exposição “Cinco Rostos | Cinco Mundos”, uma homenagem ao escultor espanhol José Luís Coomonte na galeria de arte. A mostra integra o primeiro Simpósio Internacional de Pintura e Escultura da Cidade da Guarda.

Para o vereador da Cultura esta é uma «aposta num programa internacional e abrangente». Victor Amaral acredita que o TMG se assume como «uma sala âncora da criação cultural na Beira Interior» e que chega «a cada vez mais públicos». Da programação para os próximos meses consta ainda a iniciativa “TMG Famílias ao Teatro”, com cinema, teatro, música e dança, bem como atividades para as escolas. Assim, procurou-se «abranger um maior leque de propostas, e estes nomes significam uma grande aposta», considerou o vereador. A programação do próximo quadrimestre termina a 14 de julho, depois, embora o TMG se mantenha aberto, os eventos deverão ser substituídos pelo programa de animação da cidade, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

É o grupo de que todos falam: os Deolinda atuam na Guarda a 27 de maio

Sobre o autor

Leave a Reply