Dia negro para a cidade albicastrense, pois call center da Segurança Social vai fechar e deixar 400 pessoas sem trabalho.
Estão confirmados 300 despedimentos na fábrica Delphi de Castelo Branco, disse hoje o Sindicato das Indústrias Transformadoras (SITE), acrescentando que estas dispensas vão acontecer faseadamente até meados de julho.
A fábrica emprega 1.300 pessoas e a redução do número de trabalhadores deve-se «à mudança para outro país de uma linha de produção da marca Land Rover», explicou Gabriela Gonçalves, dirigente sindical. A linha vai produzir componentes «enquanto houver encomendas», o que deverá acontecer até meio do mês, referiu.
O SITE espera conseguir reunir nos próximos dias com um dos responsáveis da fábrica para discutir a situação. Alguns trabalhadores «já foram dispensados e outros já estão a receber as cartas de rescisão de contrato», acrescentou.
A sindicalista alerta ainda para o facto de os 300 despedimentos afectarem trabalhadores precários, com casos que se arrastam há oito anos, e outros de pessoas sem descontos suficientes para agora terem direito ao subsídio de desemprego.
Além da saída de 300 pessoas na Delphi, outras 400 vão ficar sem emprego em Castelo Branco a partir de sexta-feira, devido ao despedimento de todos os funcionários do centro de atendimento telefónico Via Segurança Social.