Arquivo

De deputada a assessora

Rita Miguel foi nomeada para exercer funções «no gabinete de apoio directo» a Francisco Assis

Rita Miguel, que ocupou a terceira posição na lista de candidatos a deputados nas duas últimas eleições legislativas pelo PS no distrito da Guarda, foi recentemente nomeada assessora parlamentar do Partido. A antiga deputada municipal da Guarda, de 35 anos, já foi deputada na Assembleia da República no anterior mandato entre Abril de 2007 e Outubro de 2009, em virtude da renúncia de Pina Moura quando foi convidado para integrar a administração da Media Capital.

Desde o passado dia 12 de Março que Rita Miguel exerce funções de assessora parlamentar nível II, escalão I, do Grupo Parlamentar do PS, trabalhando directamente com Francisco Assis, actual líder parlamentar dos socialistas e que foi o cabeça-de-lista às eleições em que José Sócrates foi eleito para o seu segundo mandato. Questionado por O INTERIOR para comentar a nomeação de Rita Miguel, o presidente da Federação Socialista da Guarda salienta que a nova assessora «é um jovem quadro do PS». «Foi deputada deste distrito e para nós é uma mais-valia que em Lisboa haja mais uma pessoa a quem seja confiada a responsabilidade de estar num gabinete do nosso líder parlamentar que é o nosso cabeça-de-lista pelo distrito da Guarda», sublinhou. Assim, diz mesmo que «é muito bom para o PS, para o distrito e também para ela que poderá fazer, e vai desenvolver, com certeza um bom trabalho nessas funções». De resto, José Albano Marques, que também é deputado na AR, não vê a nomeação como uma despromoção. Encara-a antes com «a responsabilidade que está subjacente a qualquer militante do partido», sendo que «acaba por ser um lugar de honra poder estar no gabinete de apoio directo a um líder parlamentar como o Francisco Assis que tem feito um excelente trabalho», realça.

Por outro lado, afasta a possibilidade de se tratar de um “favor” político por parte do PS: «De modo nenhum. Não considero que seja um favor político. Considero que os jovens quadros devem ser aproveitados e ter o seu espaço. Fico muito contente pelo Francisco Assis ter visto as qualidades que a Rita tem, não só enquanto foi deputada, mas também enquanto militante do PS». O líder distrital do PS sustenta mesmo que «aqui fica provado que o Francisco Assis se rodeia dos melhores» e, no caso específico, de «um jovem quadro que já tem referência daquilo que vale enquanto política e, para nós, constitui, sem dúvida nenhuma, uma mais-valia para o distrito e para o PS».

Problema» da Segurança Social tem que ser resolvido «rapidamente»

Uma das possibilidades de Rita Miguel voltar a exercer o cargo de deputada passa obviamente pela suspensão ou renúncia de mandato dos dois deputados eleitos, sendo que o nome de José Albano Marques tem sido ventilado para possível sucessor de Pires Veiga na direcção do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, instituição que tem sido interinamente dirigida por Rita Mendes, desde Dezembro. Contudo, o presidente da Federação do PS da Guarda ressalva que o assunto «compete à Ministra da Segurança Social», embora admita que «é um problema que o distrito tem que resolver rapidamente. Estou farto de pressionar para que esta situação na Guarda não se arraste mais tempo e estou convencido que a ministra brevemente terá uma resposta e uma solução para este problema». No entanto, assegura que «sempre estive disponível para aquilo que o partido entende por melhor e estarei sempre disponível para aquilo que o distrito achar melhor», garantindo que «em tudo o que me meti é sempre com o espírito de fazer o melhor para o meu distrito». Questionado se prevê cumprir o mandato até final, garante que será «deputado enquanto achar que é a melhor condição para o distrito. Deixarei de o ser ou quando terminar o mandato ou quando achar que as minhas funções serão mais importantes noutro lugar».

Ricardo Cordeiro Número três da lista do PS, à esquerda na foto, no distrito às legislativas foi deputada entre Abril de 2007 e Outubro de 2009

De deputada a assessora

Sobre o autor

Leave a Reply