Na sua estreia na Volta a Portugal em bicicleta, o guardense David Rodrigues conquistou a camisola branca, símbolo da classificação da juventude, ao terminar na 19ª posição da classificação geral.
Na passada quinta-feria, o jovem de 23 anos chegou à sétima e mais aguardada etapa da competição, entre Belmonte e o alto da Torre, no 27º lugar da geral e em terceiro na classificação da juventude, voltando a dar uma boa resposta na dura tirada de 172,5 quilómetros. O atleta de Alfarazes que competiu com as cores da Seleção Nacional/Liberty Seguros foi o 18º a cortar a meta instalada na Torre, subindo do 27º para o 20º lugar da geral e para o segundo lugar no Prémio da Juventude. No dia seguinte, na tirada entre o Sabugal e Castelo Branco, David Rodrigues chegou na 31ª posição e subiu mais um lugar na classificação geral. No sábado, o jovem ciclista aproveitou o contrarrelógio individual entre Oleiros e Sertã para “assaltar” a camisola branca. Ficou na 63ª posição e nem um problema mecânico na sua bicicleta o impediu de assumir a liderança da geral da juventude.
O guardense começou em bom ritmo, mas foi vítima de uma avaria que o obrigou a trocar a “cabra” por uma bicicleta normal de estrada. David Rodrigues fez mais de metade da etapa nesta bicicleta de recurso, o que o penalizou, atirando-o para a 63ª posição do contrarrelógio. Contudo, o tempo final foi suficiente para conquistar a camisola branca. No domingo, o pelotão enfrentou os derradeiros 167,1 quilómetros da prova, na 10ª e última etapa, que ligou Burinhosa a Lisboa, na consagração de Gustavo Veloso como camisola amarela. David Rodrigues terminou integrado no pelotão na 21ª posição e assegurou a conquista da camisola branca, deixando o espanhol Federico Figueiredo a mais de um minuto e o colombiano Heiner Parra a mais de sete.