Arquivo

Data Center da PT na Covilhã «vai ser referência para a Europa»

Investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases vai criar 1.400 postos de trabalho

A Portugal Telecom vai investir 90 milhões de euros nas duas primeiras fases do Data Center da Covilhã. Durante a cerimónia de assinatura do contrato de instalação do centro de dados da PT, que contou com a presença do primeiro-ministro e do ministro da Economia na passada sexta-feira, o presidente executivo da empresa elevou para 1.400 a previsão de postos de trabalho a criar, 400 diretos e mil indiretos.

Zeinal Bava sustentou que o Data Center a construir na zona do antigo aeródromo «vai ser uma referência não só para a Covilhã, para Portugal, mas também para a Europa». Anunciou que a PT decidiu alargar o projeto e, nesse sentido, «vamos criar um novo centro de gestão de redes de nova geração que vai gerar, pelo menos, mais 300 postos de trabalho». «Vamos ter 56 mil servidores na Covilhã. Este vai ser um dos 10 maiores Data Center do mundo. Estou certo que, daqui a três ou cinco anos, estaremos celebrando a construção do terceiro e quarto módulos porque a demanda existe», reforçou. O presidente executivo da PT sublinhou que os empregos a criar exigem um «grau de educação elevada», daí que a empresa vá «trabalhar com a Universidade [da Beira Interior] para habilitar a mão-de-obra». De resto, assegurou que na própria construção do Data Center, a PT vai «privilegiar materiais da região» e espera «investir na primeira e segunda fase 90 milhões de euros, ou seja 2012 e 2013».

Zeinal Bava anunciou também que, no espaço de três semanas, já foram recebidas 300 candidaturas e que o objetivo é «ver se começamos já a contratar pessoas para as ir treinando para que daqui a um ano possam vir cá para trabalhar já com formação». Em fevereiro deste ano, a PT anunciou o Data Center na Covilhã, que criaria 500 empregos, numa área de 45 mil metros quadrados e um investimento de 30 a 50 milhões de euros. Agora, a área subiu para 75.500 metros quadrados, os empregos para 1.400 e o investimento para 90 milhões de euros com a inclusão do novo centro de gestão de redes. O presidente executivo da PT elogiou a postura da autarquia no avançar do processo: «A Câmara da Covilhã tem sido incansável. Tem sido um aliado num projeto muito difícil porque o investimento é enorme, mas com o entusiasmo que temos tido da Câmara temos conseguido ultrapassar todos os obstáculos internos e externos», reforçou.

Projeto «poderá ser muito importante para vários municípios envolventes»

Por seu turno, o primeiro-ministro realçou o facto de uma Câmara «tipicamente do interior ter conseguido reunir condições tão competitivas e tão profissionais para poder ser verdadeiramente parceira deste grande investimento». Do mesmo modo, Pedro Passos Coelho salientou que «apesar de estar no interior, a Câmara da Covilhã percebeu a oportunidade, agarrou-se a ela com muita ambição, determinação e muito profissionalismo», defendendo que «a fixação de um investimento como este será uma oportunidade grande também para vários dos concelhos à volta da Covilhã». Aconselhou que «se todos se conjugarem, este projeto poderá ser muito importante para a Covilhã, mas também para toda a Cova da Beira e vários municípios envolventes».

Já o presidente do município realçou que a autarquia «tomou a decisão de oferecer condições ótimas para que, do ponto de vista espacial, este projeto nasça com o enquadramento territorial e físico, comparável com o que de melhor se encontra em pólos semelhantes em qualquer parte do mundo» como «autonomia de espaço para um planeamento sem qualquer constrangimento, acessibilidades fáceis e infraestruturas globais à disposição». Carlos Pinto salientou que o Data Center da PT é «oportunidade para neste espaço nascer um vastíssimo polo de empresas e emprego, ligando a cidade da Covilhã indissoluvelmente à PT, gerando uma rede com outras empresas que possam em dialética empresarial plena, aqui reproduzir uma das marcas mais relevantes do tecido económico de tantas áreas urbanas do mundo».

Carrilho da Graça, o responsável pelo projeto arquitetónico, revelou a maqueta da estrutura que será constituída por quatro módulos de três mil metros quadrados cada. Durante a cerimónia, a PT assinou protocolos de parceria com várias entidades locais, nomeadamente com associações empresariais como a ANIL e o NERCAB, bem como com a Universidade da Beira Interior.

Ricardo Cordeiro Primeiro-ministro elogiou o facto de uma Câmara «tipicamente do interior ter conseguido reunir condições» para acolher este investimento

Data Center da PT na Covilhã «vai ser
        referência para a Europa»

Sobre o autor

Leave a Reply