Arquivo

Data Center da PT na Covilhã já está ligado ao mundo

Investimento inicial de 90 milhões de euros foi inaugurado na última segunda-feira, tendo sido criados 100 postos de trabalho. Construção do segundo bloco depende da procura do mercado.

Foi inaugurado na passada segunda-feira o primeiro bloco do Data Center da Portugal Telecom na Covilhã, um investimento inicial de 90 milhões de euros «para o

mundo global, com realização e efeitos a nível local». Para já, aquele que é apontado como um dos maiores centros de armazenamento de dados do mundo, criou 100 postos de trabalho e foram assinados os primeiros contratos com os novos clientes perante investidores de vários países. A construção do segundo bloco ainda não tem início previsto, estando dependente da procura do mercado.

O CEO da PT Portugal e presidente da Oi acredita que «vamos transformar a Covilhã num polo agregador de valências tecnológicas e fazer disto uma grande exportação do país e ajudar à recuperação económica para o futuro». Entre os novos clientes encontram-se os Bancos BIC, BCP e BPI, bem como os grupos Amorim, Interpass, Mello e Lena ou a Câmara da Covilhã, a Impresa e a empresa WeDo Tecnologie (grupo Sonae). Para já, o projeto implicou um investimento de 90 milhões de euros e inclui um centro de apoio e supervisão e o primeiro bloco do Data Center em formato de cubo perfeito com 33 metros de altura. O bloco inaugurado na segunda-feira tem capacidade para 12.500 servidores, mas o projeto prevê a construção de mais três cubos e uma capacidade instalada de 50 mil servidores. Quando todo o projeto estiver concluído, a PT prevê que sejam criados 1.400 postos de trabalho: 400 diretos e mil indiretos.

Questionado sobre a data prevista de início de construção do segundo bloco, Zeinal Bava não quis avançar com datas, fazendo depender a decisão da procura de mercado: «Agora temos que construir o futuro deste Data Center com os nossos clientes que são nossos parceiros, nacionais e internacionais, para nos ajudar a vender este produto que aqui temos e por isso temos um longo caminho a fazer», salientou o presidente executivo da PT. No Data Center da Covilhã, os clientes podem encontrar vários tipos de soluções, desde o puro alojamento ao pacote completo de serviços em cloud. De resto, a própria PT vai alojar neste centro de dados grande parte da sua infraestrutura, mudando para esta localização a capacidade que tinha instalado noutros datacenters localizados na zona de Lisboa e que serão desativados. A internacionalização é outro dos grandes objetivos da PT.

Igualmente presente na cerimónia esteve o presidente da PT, Henrique Granadeiro, que frisou que o Data Center inaugurado esta semana «assinala um marco quase definitivo na transformação da PT a nível mundial». Por seu turno, o presidente da Câmara da Covilhã manifestou o seu orgulho pela inauguração de «uma das peças mais destacadas do ranking mundial de Data Centers». Carlos Pinto enalteceu que «com os 400 empregos diretos que este investimento vai criar, chegaremos aos 1.500, num conjunto de 50 empresas de novas tecnologias instaladas na Covilhã, numa diversidade de sectores».

Ricardo Cordeiro Primeiro “cubo” tem 33 metros de altura e capacidade para 12.500 servidores

Sobre o autor

Leave a Reply