Arquivo

D. Jorge da Costa

Efemérides

Foi no dia 19 de setembro de 1508 que morreu em Roma, D. Jorge da Costa, o Cardeal de Alpedrinha. Tinha nascido naquela localidade do concelho do Fundão em 1406.

Segundo Damião de Góis, os seus pais eram «gente mui baixa, popular e pobre». No entanto, conseguiu ser uma das figuras cimeiras da corte de D. Afonso V e por mérito próprio. Foi conselheiro e confessor do monarca, mestre e capelão da infanta

D. Catarina, irmã do rei. Recebeu, em 1463, o bispado de Évora e em 1471 o arcebispado de Lisboa, passando a cardeal em 1476. Mal visto por D. João II devido à sua cupidez e ambição, fixou-se em Roma a 14 de junho de 1480. Com o arcebispado de Lisboa acumulou ainda o de Braga, de 1485 a 1488 e de 1501 a 1505.

Dispôs de benefícios eclesiásticos não só em Portugal, mas também em Espanha e Itália. Na cúria romana teve posição influente, daí resultando benesses para Portugal e, concretamente, para a sua expansão ultramarina, tendo tido notável influência na preparação do Tratado de Tordesilhas, em 1494, e sua interpretação ulterior, bem como noutras concessões outorgadas no reinado de D. Manuel I.

Por: Américo Brito

D. Jorge da Costa

Sobre o autor

Leave a Reply