O Papa Francisco nomeou na última sexta-feira D. António Moiteiro, até agora bispo auxiliar da arquidiocese de Braga e antigo responsável pela Paróquia de São Vicente e Sé, na Guarda, entre 2006 e 2012, como bispo da diocese de Aveiro.
O prelado, de 58 anos, toma posse diante do Colégio dos Consultores a 13 de setembro, ato que por vontade própria decorrerá de forma privada junto ao túmulo da Princesa Santa Joana, sendo a entrada oficial na Sé feita no dia seguinte, pelas 16 horas.
António Manuel Moiteiro Ramos nasceu na Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor. Frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda. Ordenado presbítero em 8 de abril de 1982, iniciou o ministério pastoral como vigário paroquial das paróquias de S. Vicente e de S. Miguel da Guarda e, em 1987, foi nomeado pároco, como membro de uma equipa sacerdotal das paróquias de S. Miguel da Guarda, Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo e Vila Franca do Deão. Em 1996 foi diretor espiritual do Seminário Maior da Guarda, acumulando com a assistência pastoral às paróquias de João Antão, Santa Ana d’Azinha e Panoias. Em 2006, e também como membro de uma equipa sacerdotal, foi nomeado pároco da Sé e de São Vicente.
Ao longo de 30 anos de sacerdote, exerceu outros serviços na diocese da Guarda, tais como o de responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do ensino da Igreja nas escolas e, finalmente, o de diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Coordenador da Pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do Conselho de Pastoral.
Entre 1984 e1986, fez a licenciatura em Teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia de San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca e nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em teologia pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993».
Desde 1987, foi professor de catequética no Seminário Maior da Guarda e professor de Teologia Pastoral no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, em Viseu. Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Braga em 8 de junho de 2012, pelo papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi, recebendo a ordenação episcopal em 12 de agosto de 2012, na Sé da Guarda, presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, tendo como bispos ordenantes D. Manuel da Rocha Felício e o arcebispo D. Jorge Ortiga.