Arquivo

CX Seia lidera na II e III Divisão

Senenses não podem subir de divisão por terem um representante em todos os escalões do Nacional

O Clube de Xadrez de Seia é o líder isolado nos Nacionais da IIª e IIIª Divisão. As equipas secundárias venceram novamente na sétima jornada e comandam, respectivamente, a zona Norte e a série C, estando a dois passos de fazer história na modalidade. A duas jornadas do fim, a formação B apenas necessita de um empate para ser campeã da sua zona, enquanto a equipa C vai ter uma tarefa mais complicada para manter a liderança. Contudo, os senenses só podem sonhar com o título, uma vez que a subida de divisão está vedada a ambas as equipas por o CX Seia já ter um representante no escalão seguinte. Assim sendo, serão os segundos classificados a beneficiar da promoção.

Assim será, tudo indica, na zona Norte da II Divisão, comandada pelo CX Seia B com três pontos de diferença sobre o Caneças. Os serranos (Carlos Carneiro, Paulo Costa, Edgar Pereira e Jorge Bastos) venceram mais uma vez, desta feita em Estarreja (3-1), e só já necessitam de empatar um dos dois jogos que faltam para assegurar a vitória no campeonato. Uma objectivo que se prevê fácil, uma vez que a equipa de Seia recebe na próxima jornada, a disputar a 8 de Maio, o Vale de Cambra e viaja depois à Benedita, último classificado. Num jogo entre candidatos, o empate do Vale de Cambra com o São João da Madeira (2-2) permitiu que o Caneças se isolasse no segundo lugar, estando portanto com muitas possibilidades de regressar ao Nacional da Iª Divisão. Já a ADE cumpriu ao vencer a Benedita (1-3), a equipa claramente mais fraca da zona e que já está despromovida juntamente com a Escola da Boa Nova e o Estarreja. O lugar restante será decidido entre a ADE e o Kabab, com clara vantagem para a equipa escalabitana, por ter vencido a partida entre ambas. A equipa de Santarém recebe o Estarreja e tem a tarefa mais facilitada, uma vez que os covilhanenses jogam em casa contra o Caneças.

Em caso de vitória do Kabab, a derrota da ADE manda a equipa da Covilhã para a IIIª Divisão.

Na série C desse campeonato também são os senenses quem dá cartas. O CX Seia C está agora isolado no comando com um ponto de avanço sobre o GX Coimbra e o Montemor-o-Velho. A equipa de Seia apresentou o quarteto mais utilizado (Francisco Madeira, Dora Leal, José Abrantes e Vitor Leal) para a recepção às Esperanças da Académica de Coimbra, jogo que venceu por 3-0 com vitórias nos três primeiros tabuleiros e um empate no quarto. Um resultado duplamente vantajoso, já que o Montemor-o-Velho empatou com a Universidade de Aveiro e entregou a liderança ao CX Seia. Nesta série já não há dúvidas quanto às três equipas que descem de divisão, que são as Esperanças da Académica, o Oriental de S. Martinho (Covilhã) e o Cucujães. Mais tranquilo está a formação B da ADE, apesar da última derrota (1-2) em casa com o Sindicato dos Bancários de Aveiro. Por tudo isso, a próxima jornada vai ser decisiva para determinar a classificação final da série. Uma vitória do GX Coimbra, que viaja até à Universidade de Aveiro, permitirá que, pela primeira vez, a equipa do Mondego suba à II divisão, dado que defronta o inofensivo Cucujães na última jornada e tem melhor critério de desempate que o Montemor-o-Velho por ter vencido o confronto directo. O CX Seia C, por sua vez, terá uma tarefa muito complicada, no reduto da única equipa com que perdeu em 2003. Quanto à ADE, viaja até à sede do CX Primeiro Passo.

Sobre o autor

Leave a Reply