Arquivo

Cursos da AFTEBI começam no fim do mês

O número de alunos inscritos superou as expectativas e o número limite das turmas

Os cursos de Técnico de Produção Têxtil e de Manutenção Electromecânica (nível III) e de Especialização Tecnológica em Manutenção Industrial (nível IV) vão arrancar no próximo dia 29 nas instalações do Nerga. Podem concorrer ao primeiro curso quem tiver o 12º ano de escolaridade completo, enquanto que para o segundo é necessário o 12º ano e ainda uma qualificação profissional de nível III numa área idêntica. A formação ficará a cargo da ESTEBI, Escola Tecnológica da Beira Interior, responsável pela leccionação de cursos de formação e especialização nas áreas do têxtil e da manutenção industrial.

A aposta neste tipo de formação deve-se ao facto de tanto a Beira Interior, como o país estarem carenciadas de especialistas nesta matéria, resultando daqui a garantia de emprego de todos os formandos, nomeadamente nas empresas onde realizam o estágio.

Segundo Cecília Amaro, coordenadora do curso, a procura das duas formações foi «muito elevada e já foi superado o número de inscrições das edições anteriores», sendo que o número limite de formandos por turma para cada curso também foi ultrapassado, colocando-se mesmo a hipótese de «aumentar as turmas», referiu a coordenadora. Isto deve-se também ao facto deste tipo de curso se realizar este ano pela primeira vez na Guarda, já que os alunos que frequentaram o curso de nível III transitaram para o nível IV e «não quisemos obrigá-los a deslocarem-se para outra cidade a fim de efectuarem a especialização», refere Cecília Amaro.

Quanto às expectativas para este ano, a responsável espera obter o «mesmo sucesso» que em anos anteriores e atingir a taxa de integração nas empresas alcançada no ano passado, salientando o facto destes cursos serem mais uma forma de «acabar com o desemprego no distrito e criar mão-de-obra qualificada nestes sectores fundamentais para a região». Para já cada turma irá ser composta por 15 alunos, todos provenientes do distrito, estando previstas para o curso de nível III 360 horas de formação em dois semestres e o mesmo número de horas para o estágio. Para o curso de nível IV estão calendarizadas 550 horas de formação em dois semestres e 700 horas de estágio. De salientar ainda que neste momento já há várias empresas, a nível regional e nacional, dispostas a receber os alunos que concluam estes cursos.

Sobre o autor

Leave a Reply