Arquivo

Culminar de Aprendizagens

Actividade Integradora do Curso EFA – Técnico de Cozinha e Pastelaria

As metodologias da Formação e Educação de adultos realizam-se numa lógica de “Actividades Integradoras” que convocam competências e saberes de múltiplas dimensões, que interagem para resolver problemas em conjunto. Esta metodologia implica uma atitude activa por parte dos formandos, levando-os a investigar, reflectir, analisar, desenvolver e adquirir competências que sejam importantes. A formação implica assim um trabalho colectivo entre os elementos da equipa pedagógica e formandos. A equipa só poderá construir actividades integradoras, se planificar em conjunto e em colaboração.

Neste âmbito, e inserido na terceira actividade integradora do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria que a AENEBEIRA tem a decorrer em Celorico da Beira, foi trabalhado o tema POTENCIAL GASTRONÓMICO.

A actividade consistiu, para além da demonstração, de pratos seleccionados, confeccionados e empratados pelos formandos, a um Júri constituído pelas entidades de acolhimento da FCT – Formação em Contexto de Trabalho, que avaliaram os pratos apresentados, quanto: ao melhor paladar, à melhor apresentação e ao prato mais inovador.

Foi também elaborada uma revista cujos temas, pesquisa de informação e selecção da informação foram da responsabilidade dos Formandos e Formadores.

Ao longo da formação, nas mais diversas Áreas de Competências-Chave e formação profissionalizante /tecnológica, procurou-se desenvolver um trabalho transversal de pesquisa, reflexão e produção que compreendesse os conhecimentos e aprendizagens de natureza científica, técnica e social, a fim de elaborar receitas inovadoras que pudessem contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos formandos e, dessem forma à terceira Actividade Integradora, entendida como um todo, um complexo de “saberes” e “saberes fazer”, nos mais diversificados domínios, junto da concretização de um plano transversal entre as componentes da formação.

Para terminar, realço o empenho e motivação das formandas durante a preparação desta última actividade, sendo notável o amadurecimento de posturas e saberes, bem como na facilidade em aplicar e mobilizar os mesmos.

Resta-nos pois, continuar… com o empenho, dedicação e convicção de que outros desafios se seguem.

A Coordenadora Pedagógica da AENEBEIRA

Graça Malta

Culminar de Aprendizagens

Sobre o autor

Leave a Reply