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Critérios de avaliação em Geografia

Disciplinas uma a uma

Responde Helena Jorge, Delegada de Geografia

Qual é o ponto de partida para a avaliação em Geografia?

Despertar a curiosidade pelo Mundo e dar oportunidade para explorar novos lugares/espaços à superfície terrestre e promover a associação entre os acontecimentos e a ação com os lugares visitados. A geografia atual requer que os alunos adquiram conhecimentos que os preparem para compreender e analisar problemas complexos relevantes para a vida no Mundo de múltiplas relações.

O que se avalia especificamente nesta disciplina?

As competências geográficas a desenvolver ao longo de cada ciclo, parte dos programas e do plano de organização do ensino-aprendizagem. A formulação das competências específicas em Geografia tem em conta uma perspetiva integradora de atitudes, capacidades e conhecimentos que os alunos devem desenvolver através da educação geográfica. Avalia-se o aluno como um cidadão na sua competência geográfica, ou seja, o domínio das destrezas espaciais e que demonstra ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever corretamente o meio em que vive, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escala diversos, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre. Além das destrezas espaciais reveladas, o aluno deve ser capaz de interpretar e analisar criticamente a identidade entre a territorial, cultural, património e individualidade regional.

Para além dos testes sumativos, que outro tipo de trabalhos práticos avaliáveis é possível fazer nesta disciplina?

Para além dos testes sumativos, a aprendizagem da disciplina está centrada na procura de informação, na elaboração de hipóteses, na tomada de decisão, no desenvolvimento de atitudes críticas, em trabalhos individuais e de grupo e na realização de projetos.

O caráter interdisciplinar desta disciplina dificulta ou facilita a avaliação?

Na abordagem de alguns temas, o caráter interdisciplinar é facilitador quer para a aprendizagem, quer para a avaliação da disciplina.

Geografia é uma disciplina “de marrar”?

A Geografia não é uma disciplina de memorizar continuamente aspetos relativos à superfície terrestre, tendo como objetivo primordial desenvolver o conhecimento dos lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas e um conjunto de destrezas de investigação e resolução de problemas, tanto dentro como fora de aula. É uma disciplina de charneira entre as Ciências Naturais e Sociais. Através do seu estudo, os alunos estabelecem contacto com diferentes sociedades e culturas num contexto espacial, ajudando-os a perceber de que forma os espaços se relacionam entre si.

A que se devem os bons resultados nos exames de Geografia / E. Secundário?

O bom resultado da disciplina em exames nacionais tem-se devido à capacidade de empenho, dedicação e interesse dos alunos e aos professores que com a sua competência lhes transmitem os conhecimentos científicos, promovendo a motivação com estratégias facilitadoras da aprendizagem.

Considera adequadas as percentagens atribuídas à Cidadania em cada ano?

A Geografia é, não só, um meio poderoso para promover a educação dos indivíduos, como também dá um contributo para Educação para a Cidadania, nomeadamente no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento. Consideram-se adequadas as percentagens atribuídas à Cidadania em cada ano de escolaridade.

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