Arquivo

Criados 50 novos empregos em Figueira de Castelo Rodrigo

Programa de Apoio ao Empreendedorismo lançado há um ano pela autarquia já originou 183 candidaturas

Um ano após ter sido lançado o programa de apoio ao empreendedorismo e empregabilidade foram criados cerca de 50 novos postos de trabalho em Figueira de Castelo Rodrigo.

Segundo a autarquia, entidade promotora, foram apresentadas e analisadas até ao momento 183 candidaturas, das quais 131 em 2009. «O montante total já investido e candidatado pelas empresas e empresários em nome individual ronda os 540 mil euros, tendo a autarquia comparticipado cerca de 250 mil euros, esperando-se um aumento significativo à medida que mais candidaturas sejam formalizadas», refere o município em comunicado. Estes apoios traduziram-se em 38 novos postos de trabalho em 2009, mais 12 no primeiro trimestre deste ano. «É um resultado satisfatório», considera a Câmara figueirense, esclarecendo que uma parte significativa destes empregos (41) surgiu na sede do concelho, sobretudo na área do comércio (12), construção civil (5) e transportes (4).

A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo criou este programa de apoio aos empresários locais com o objectivo de combater a crise económica que se faz sentir «de forma mais marcada» no interior do país. Outro dos propósitos foi fomentar a modernização do tecido económico local, «atendendo à situação gravíssima em que algumas empresas se encontram», refere a edilidade presidida pelo social-democrata António Edmundo. Para o efeito, pretende-se que este programa «auxilie os empresários a acompanhar as exigências dos novos tempos, alcançando a sustentabilidade desejada e tornando, por seu turno, as suas empresas mais competitivas».

Sobre o autor

Leave a Reply