Arquivo

Covilhã e Guarda entre os 50 melhores concelhos para viver

Segundo um estudo da “Bloom Consulting”, a Covilhã é concelho mais bem posicionado na região (27º lugar), que fica de fora do “top” 25 nacional

A região teve nota “negativa” no primeiro estudo “Bloom Consulting City Brand Ranking”, que analisa os 308 municípios portugueses tendo em conta a sua “performance” nas vertentes de investimento ou negócios, turismo ou visitar e talento ou viver. O distrito da Guarda e a Cova da Beira (Covilhã, Belmonte e Fundão) não colocam nenhum município entre os 25 melhores a nível nacional, onde, curiosamente, Castelo Branco ocupa a 25ª posição, num “top” liderado por Lisboa, Porto e Braga.

A Covilhã é o melhor colocado entre os concelhos da região, ocupando o 27º lugar do “ranking” geral e o oitavo no que diz respeito à zona Centro, onde são considerados cem municípios. O município covilhanense é, no Centro, o nono classificado em termos de negócios, o quinto melhor para visitar e o décimo melhor para viver. Para a “Bloom Consulting”, que publica anualmente o “Country Brand Ranking”, em que analisa mais de 220 países, o Centro é «a região mais atraente para se viver», mas tal deve-se sobretudo a quatro municípios (Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu), que marcam presença entre no “top” 10 de Portugal. Já a Guarda, que tem 48 municípios portugueses à sua frente nas contas gerais e dez na região Centro, surge, nos resultados regionais, à frente da Covilhã nos melhores concelhos para viver (oitavo lugar), mas fica para trás no turismo (15º lugar) e nos negócios (19º lugar). Ainda entre os cem primeiros a nível nacional surge Seia, que é vigésimo na zona Centro e 76º na lista geral.

Por seu lado, na 109ª posição geral e 33ª regional está o Fundão, que é sucedido por Gouveia, que se encontra em 137º e 37º lugar, respetivamente. Segue-se o município do Sabugal, que é o 169º classificado nas contas nacionais e o 48º na região Centro, com Belmonte a surgir pouco depois na 175ª e 52ª posição, respetivamente. Antes dos últimos 108 municípios estão ainda Trancoso, que regista o 184º lugar (geral) e 56º (Centro), e Manteigas, 188º lugar (geral) e 58º (Centro). Já Almeida é 203º classificado no “ranking” geral e 67º no Centro, enquanto Figueira de Castelo Rodrigo surge imediatamente a seguir em ambas as classificações, seguindo-se Vila Nova de Foz Côa, que ocupa a 213ª posição geral mas é colocado no “ranking” regional diferente, desta feita a região Norte, onde surge em 60º lugar entre 86 concelhos. Contas feitas, os cinco “piores” da região são Celorico da Beira, 222º lugar (geral) e 75º (Centro), Aguiar da Beira, 242º lugar (geral) e 82º (Centro), Pinhel, 264º lugar (geral) e 87º (Centro), Mêda, 280º lugar (geral) e 93º (Centro), e Fornos de Algodres, 298º lugar (geral) e 98º (Centro).

Sara Quelhas A cidade mais alta surge em 11º lugar na zona Centro

Sobre o autor

Leave a Reply