Arquivo

“Covilhã Downtown” regressa a 10 de Junho

Prova integra este ano o Circuito Nacional da modalidade

As ruas da zona antiga da Covilhã vão voltar a ser percorridas pelos betêtistas no âmbito da segunda edição do “Covilhã Downtown. A prova, agendada para 10 Junho, integra este ano o Circuito Nacional da modalidade, pelo que as expectativas são bastante elevadas em relação ao número de participantes – que a organização estima na ordem dos 300 – e à adesão do público. «É o primeiro circuito nacional e mundial de “downtown”, sendo que a Covilhã vai ser a quarta etapa de um total de sete», refere a organização. Antes, a prova passou por Vila Pouca de Aguiar, Portalegre e Leiria.

Escadas, curvas apertadas, ruas estreitas, descidas íngremes e inúmeros obstáculos irão fazer parte de um percurso com quase um quilómetro. A descida está delineada entre o Parque Alexandre Aibéo e a Praça do Município, onde está a meta com um DJ e muita animação. Até lá, os betêtistas terão que percorrer a todo o gás as escadas do Calvário e do Castelo, a zona envolvente à Igreja de Santa Maria e a escadaria nas traseiras dos Paços do Concelho. Pelo meio haverá obstáculos, como saltos em madeira e um automóvel ou trilhos em “s” para dificultar ainda mais a competição. Tudo em duas mangas (15 e 17 horas), estimando-se que os mais rápidos terminem cada percurso em pouco mais de um minuto. Será «um percurso com muitos obstáculos e situações interessantes para quem está a ver e a competir», garante Pedro Rodrigues, da Estrela Radical, associação local que organiza a prova em conjunto com as empresas “Down Stream – Desporto de Aventura” e “marcofidalfo.com”.

Cristiano Geraldes, também da “Estrela Radical”, considera mesmo que esta será a «prova rainha» do circuito nacional, pois a Covilhã tem um «percurso aliciante» para os amantes das “bikes”, apesar de ser «mais pequeno» que no ano transacto. Trata-se de uma opção da organização para que a prova seja mais dinâmica para público e participantes, uma vez que a partida entre os atletas deverá rondar os 30 segundos. Entre os vários atletas já inscritos, muitos dos quais federados, estão os melhores “riders” nacionais, como Marco Fidalgo, Emanuel Pombo (vencedor da primeira edição do “Covilhã Downtown”) e Cláudio Loureiro. O circuito nacional termina em Monsanto a 5 de Agosto, depois de passar por Coimbra (8 Julho) e Vila Real (29 Julho). As inscrições estão abertas no site www.circuitodowntown.com ou no dia da prova, junto do secretariado. O percurso é visualizável em www.covilhadowntown.com.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply