Arquivo

Covilhã com mais nascimentos que a Guarda em 2010

No último ano nasceram 654 crianças no Centro Hospitalar da Cova da Beira e cerca de 630 no Hospital Sousa Martins

O Centro Hospitalar da Cova da Beira registou um aumento de 50 bebés nascidos em 2010 em comparação com 2009. Já no Hospital da Guarda verificou-se um decréscimo, que deverá rondar os 74 recém-nascidos.

Em 2010, o CHCB, sedeado na Covilhã, contabilizou 654 nascimentos contra os 604 de 2009. Uma evolução positiva que deixou satisfeito João Casteleiro, para quem «este crescimento significa que os nossos serviços são de qualidade e merecem a confiança dos utentes». O presidente do Conselho de Administração do CHCB realça ainda que, «para além do aumento do número de partos, é de salientar a melhoria contínua do respectivo serviço». Nesse sentido, o médico enaltece a entrada em funcionamento da recém-criada Unidade de Medicina Reprodutiva, que vai permitir aos casais com dificuldades para ter filhos poderem recorrer «a serviços públicos de qualidade no interior do país, evitando inúmeras deslocações aos hospitais públicos ou privados do litoral», adianta.

No caso da Guarda, está confirmada a realização de 622 partos no ano passado, o que deverá significar aproximadamente 630 nascimentos, um número que ainda não está oficialmente apurado, sendo que «o número de partos não corresponde ao de nascimentos, uma vez que há sempre casos de gémeos», explica o presidente da Unidade Local de Saúde (ULS). Quanto a 2009, registaram-se 704 nascimentos, fruto de 695 partos. Olhando para as estatísticas, Fernando Girão sustenta que «a diminuição do número de partos é um fenómeno sociológico que ocorre ao longo de todo o país e não é uma situação exclusiva da Guarda». Constata que, em 2009, houve «um pequeno aumento nos nascimentos e agora voltou a descer», garantindo que os números relativos ao ano passado «não são surpreendentes» e representam «valores mais ou menos esperados».

O médico assegura que «não há qualquer problema no funcionamento da maternidade» do Hospital Sousa Martins e que «tem os médicos necessários para prestar um bom serviço», havendo uma «relação muito forte entre a oferta e a procura», assegura. «Pena é haver pouca procura», sublinha. A nível nacional, o número de nascimentos registados em 2010 voltou a ultrapassar os 100 mil, contrariando o que tinha sucedido no ano anterior. Os números do Ministério da Justiça indicam que nasceram em território nacional um total de 102.090 bebés (embora tenham sido registados 102.643, tendo 553 nascido fora de Portugal), dos quais 52.177 rapazes contra 50.466 raparigas, um valor total que representa um aumento de 1.986 bebés em relação a 2009.

Ricardo Cordeiro A Diana nasceu na Guarda e foi a primeira bebé da Beira Interior em 2011

Covilhã com mais nascimentos que a Guarda em
        2010

Sobre o autor

Leave a Reply