Arquivo

Cordão humano na Guarda contra o cancro

O jardim José de Lemos, na Guarda, foi o palco escolhido para assinalar os 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), através de um cordão humano, numa iniciativa dinamizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário local do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

Foram algumas dezenas de pessoas que aceitaram o desafio lançado de fazer um cordão humano no jardim José de Lemos na tarde de sábado. Sob o mote “Juntos, venceremos o cancro”, a ideia foi ainda angariar fundos para o apoio ao doente oncológico e sensibilizar a população para a deteção precoce desta doença. Operado há oito anos a um tumor nos intestinos, o dinamizador da iniciativa explica que a recuperação lhe deu «forças para ajudar os outros a saírem do buraco em que por vezes entram». Joaquim Gonçalves refere que «o sentido deste cordão humano é precisamente essa entreajuda».

A LPCC é uma associação cultural e de serviço social, privada e declarada de Utilidade Pública. Tem como objetivo promover a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social, a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.

Cordão humano na Guarda contra o cancro

Sobre o autor

Leave a Reply