Arquivo

Conhecidos cabeças-de-lista para o Conselho Geral da UBI

Joaquim Viana, Paulo Pimentel de Oliveira e Santos Silva são os primeiros nomes das três candidaturas já conhecidas às eleições de 6 de novembro

O INTERIOR sabe que Joaquim Viana, Paulo Pimentel de Oliveira e Manuel Santos Silva são os cabeças-de-lista das três candidaturas conhecidas até ao momento às eleições do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), agendadas para 6 de novembro. Os dois primeiros lideram as listas que apoiam António Fidalgo e João Queiroz, tendo em vista a posterior candidatura à reitoria, enquanto que o antigo reitor opta por ser ele a liderar o movimento “Pessoas pela UBI”.

Joaquim Viana, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde, João Castro Gomes, catedrático na Faculdade de Engenharia, Paulo Moniz, catedrático na Faculdade de Ciências, Anabela Dinis, professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, José Manuel Santos, professor associado na Faculdade de Artes e Letras, e António Tomé, professor auxiliar na Faculdade de Ciências são os primeiros nomes da lista “+Academia”. O projeto dinamizado por António Fidalgo tem em vista uma nova candidatura ao cargo de reitor, depois de ter sido derrotado em 2009, a par de Santos Silva. Contactado por O INTERIOR, o professor catedrático de Ciências da Comunicação apenas confirmou o nome do cabeça-de-lista, remetendo mais informações para o blogue do movimento. Aí, António Fidalgo explica que decidiu, «em conjunto com colegas de todas as Faculdades, dinamizar uma lista ao Conselho Geral», órgão que considera ser da «máxima importância na vida da UBI».

O movimento “Pessoas pela UBI” é liderado por Santos Silva que, por entender «não ser ainda o momento oportuno», apenas indica um nome que o acompanhará, o de João Carlos Correia, professor associado na Faculdade de Artes e Letras. Contudo, o antigo reitor garante que a «lista está fechada» e que a sua composição será divulgada «oportunamente», optando por desvalorizar a eleição para a reitoria, embora não rejeite essa hipótese: «Não descarto uma eventual candidatura a reitor. Contudo, neste momento o que está em causa são as eleições para o Conselho Geral», realça o professor catedrático da Faculdade de Engenharias. O candidato ao Conselho Geral assegura que não está «a ir contra ninguém», mas sim a «apresentar ideias alternativas», uma vez que «queremos uma universidade humanizada e que as pessoas estejam no centro da UBI». No manifesto disponível no site, o movimento deseja uma UBI «diferente dentro do panorama de ensino superior, capaz de promover a atração de estudantes, dinâmica, empreendedora, desenvolvendo e fomentando a realização de investigação, com uma gestão eficiente e participada, assumindo-se como fonte de futuro».

Pires Manso com João Queiroz

Já Paulo Pimentel de Oliveira, catedrático do Departamento de Engenharia Eletromecânica, é o nome escolhido por João Queiroz para encabeçar a lista do movimento “Juntos, pela UBI” que visa apoiar a recandidatura do atual reitor. Outro nome já confirmado nesta lista é o de Pires Manso, professor catedrático do Departamento de Gestão e Economia, enquanto António dos Santos Pereira, catedrático do Departamento de Letras, deverá ser outro dos docentes da equipa. A O INTERIOR, o primeiro nome da lista explica que ficou «surpreendido e honrado» com o convite formulado pelo reitor, indicando que a «razão principal» para ter aceite prende-se com a «admiração» que tem por João Queiroz «como investigador de excelência e homem da ciência». De resto, sustenta que «muitos colegas da UBI não sabem, mas o reitor possui talvez o melhor currículo científico da universidade, mantendo a produção científica mesmo durante este tempo de trabalho árduo como reitor em que, seguramente, a disponibilidade é reduzida». O candidato realça que «no essencial, a lista tem por objetivo assegurar a efetiva concretização do Plano Estratégico 2020 recentemente aprovado pelo Conselho Geral» cessante, constituindo um documento «de grande qualidade, como reconhecido unanimemente pelos outros conselheiros, sendo suficientemente lato para incluir todos os eixos de desenvolvimento suscetíveis de terem interesse para a universidade».

O professor de Electromecânica sustenta que deve ser «dada a possibilidade a João Queiroz de levar à sua conclusão o ciclo de consolidação e modernização que iniciou e cujos projetos estão a decorrer».

Apresentação de listas termina a 22 de outubro

A apresentação de listas para o Conselho Geral da UBI termina a 22 de outubro. Recorde-se que são os 29 membros do Conselho Geral que têm um papel decisivo na escolha do reitor, cujas eleições deverão decorrer em junho de 2013, altura em que se completarão quatro anos desde a tomada de posse de João Queiroz. Aos 21 membros internos, compostos por 15 professores, cinco alunos e um representante do pessoal não docente e não investigador juntam-se depois outros oito membros externos à instituição que são cooptados pelos primeiros.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply