Arquivo

Conheça aqui todos os resultados eleitorais da região

GUARDA: PSD consegue maioria absoluta

Álvaro Amaro conseguiu a maioria absoluta no próximo executivo da Câmara da Guarda.

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP acabou de eleger o quinto vereador – Victor Amaral. O PS apenas consegue dois vereadores.

Resultados finais para a Câmara Municipal da Guarda:

PSD/CDS – 12.222 votos (51,43%)

PS – 7.223 votos (30,39%)

CDU – 925 votos (3,89%)

BE – 871 votos (3,66%)

PCTP/MRPP – 576 votos (2,42%)

Brancos – 853 (3,59%)

Nulos – 1.096 (4,61%)

59,47% de votantes.

Composição da nova Câmara:

Álvaro Amaro, Carlos Chaves Monteiro, Ana Isabel Batista, Sérgio Costa e Vítor Amaral (PSD/CDS)

José Martins Igreja e Joaquim Carreira (PS)

AGUIAR DA BEIRA: Joaquim Bonifácio conquista bastião do PSD

O independente Joaquim Bonifácio, apoiado pelo PS e CDS, conquistou a Câmara de Aguiar da Beira ao obter 50,99 por cento dos votos. Fernando Pires (PSD) é o grande derrotado da noite, com 44,55 por cento dos votos.

ALMEIDA: Em Almeida, Baptista Ribeiro renova maioria para o PSD/CDS-PP com 56,3 por cento contra 34,6 por cento do PS.

BELMONTE: Dias Rocha mantém Partido Socialista à frente da Câmara de Belmonte elegendo quatro vereadores contra um da lista independente.

CELORICO DA BEIRA: José Monteiro (PS) mantém Câmara de Celorico da Beira, elegendo três vereadores contra dois do PSD/CDS-PP.

COVILHÃ: Vítor Pereira (PS) vence na Covilhã e elege três vereadores. Partido Socialista recupera concelho que tinha perdido em 1997 para o PSD. O independente Pedro Farromba elege dois vereadores, o PSD um e CDU outro.

FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO: O atual presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo foi derrotado pelo socialista Paulo Longrouva. António Edmundo recandidatava-se a um terceiro mandato.

FORNOS DE ALGODRES: Manuel Fonseca conquista autarquia para o PS

Manuel Fonseca (PS) fez história ao conseguir a presidência da Câmara de Fornos de Algodres. O socialista obteve 47,15 por cento contra os 42,94 por cento do candidato do PSD, João Carlos Costa.

FUNDÃO: Paulo Fernandes (PSD) vence, elegendo cinco vereadores contra dois do PS.

GOUVEIA: PSD/CDS-PP mantém Câmara de Gouveia. Luís Tadeu, vice de Álvaro Amaro, é o novo presidente.

MANTEIGAS: José Manuel Biscaia regressa à Câmara

José Manuel Biscaia foi eleito para a presidência da Câmara de Manteigas com mais 50 votos que Esmeraldo Carvalhinho, atual presidente do município após derrotar o social-democrata em 2009. O socialista obteve 44,74 por cento dos votos, enquanto José Manuel Biscaia, que esteve à frente da autarquia durante 16 anos, conseguiu 46,79 por cento.

MÊDA: Anselmo Sousa vence

Apesar da numerosa concorrência, o PS conseguiu manter a Câmara da Mêda, cujo presidente vai ser Anselmo Sousa.

O atual vereador foi eleito com 35,32 por cento dos votos. César Figueiredo (CDS) foi o segundo mais votado, com 29,86 por cento. Paulo Amaral (PSD) ficou-se pelos 17,72 por cento e Lemos Damião (PPM), que juntou muitos descontentes do PSD, conseguiu 11,46 por cento.

Contudo, o executivo está ingovernável, pois o PS elegeu dois vereadores, os mesmos que o CDS-PP. O PSD será o fiel da balança, com um vereador.

PENAMACOR: António Luís Beites é o novo presidente do município. O PS ganhou, assegurando três mandatos e a coligação PSD/MPT manteve dois vereadores.

PINHEL: Rui Ventura mantém Pinhel como concelho do PSD ao eleger cinco vereadores, enquanto o PS se fica por dois.

SABUGAL: António Robalo reeleito

António Robalo foi reeleito na Câmara do Sabugal. Desta vez, o social-democrata obteve uma votação mais confortável e está em maioria no executivo, com 46,35 por cento dos votos quando falta apurar uma freguesia. O socialista António José Vaz conseguiu 38,87 por cento dos sufrágios.

SEIA: Carlos Camelo continua a liderar em Seia onde o PS elege cinco vereadores contra dois do PSD.

TRANCOSO: Amílcar Salvador é presidente da Câmara

O socialista Amílcar Salvador é o novo presidente da Câmara de Trancoso, após vencer eleições desta noite com 55,39 por cento. À terceira tentativa, o professor conseguiu conquista bastião do PSD. João Rodrigues (PSD) obteve apenas 37,28 por cento dos votos.

VILA NOVA DE FOZ CÔA: Gustavo Duarte continua

O atual presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte (PSD), foi reeleito com 53,06 por cento dos votos. Fernando Girão (PS) perdeu com 40,14 por cento.

Comentários dos nossos leitores
José Carlos Costa jcconta.lda@gmail.com
Comentário:
Muito engraçado este senhor. Aposto que perdeu algum tacho e nestes ultimos 30 anos saimos da cepa torta. Se calhar este senhor nunca saiu da Guarda. Basta ir a Viseu ou Castelo Branco. Tinhamos que mudar, se é o melhor candidato, claro que sim, os outros tiveram mais que tempo para mostrar serviço e ficou tudo na mesma… Amigo Vasco não deve ter filhos que precisam de emprego na Guarda…Se a equipa que ganhou não valer a pena… muda-se outra vez…
 
CARLOS ALBUQUERQUE c.a.d.albuquerque@sapo.pt
Comentário:
ESTA OTIMO,BEM ESCLARECIDO MAS FALTA OS RESULTADOS DAS JUNTAS E ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS
 
antonio vasco s da silva vascosil@live.com.pt
Comentário:
Este jornal já antevia que este “dinossauro” conseguisse a Câmara. Tenho pena que esta gente não tenha dado o seu voto a alguém da Guarda e não a este que veio empurrado pelo PSD. A mudança que os guardenses esperam vai ficar muito aquém daquilo que desejamos, não vejo que a Guarda possa ganhar muito com alguém que vem empurrado encosta a cima pelo PSD. No meu ponto de vista, estas eleições foram minadas impedindo o candidato independente de concorrer. Respeito o voto das pessoas, mas tenho pena que a gente da Guarda, por culpa própria, não queira sair da cepa torta. Não vejo ambição, não vejo paixão, não vejo alegria, não vejo aventura… Vamos atravessar um deserto de ideias nestes próximos quatro anos, pois não vejo neste presidente o conhecimento total da realidade da nossa terra e suas preocupações. Mas respeito o voto das pessoas. Tenho pena que não tenham deixado avançar a candidatura independente de Virgílio Bento, pois é um homem que conhece a Guarda. A candidatura de Igreja não conseguiu passar para os eleitores. O povo quis a mudança, mas esta mudança vai ser para pior, disso não tenho dúvida. Vou ficar à espera e da próxima vez avanço eu como independente se nessa altura ainda me sentir com utilidade para servir a Guarda.
 

Sobre o autor

Leave a Reply