Arquivo

Confraria do Bucho Raiano do Sabugal reuniu em Lisboa

Almoço reuniu cerca de 60 confrades e amigos da iguaria gastronómica

No passado sábado, cerca de 60 confrades e amigos do bucho raiano reuniram-se em Lisboa, na Churrasqueira do Campo Grande, para ali apreciarem a iguaria gastronómica. Entre os convivas contavam-se pessoas gradas da cultura naturais do concelho do Sabugal.

Os escritores Pinharanda Gomes, de Quadrazais, Vítor Pereira Neves, de Sortelha, e Adérito Tavares, de Aldeia do Bispo, estiveram na Churrasqueira do Campo Grande, onde conviveram com os demais sabugalenses e amigos da Raia. O almoço foi bucho com grelos, mas não faltou a morcela e a farinheira, bem como o tradicional arroz doce e a aletria, e até um magusto de castanhas vindas do Sabugal. Tudo foi regado com um belo vinho de Caria, o já consagrado “dois.ponto.cinco”, de Manuel Gouveia, empresário de Sortelha, que também esteve presente.

A vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Delfina Leal, também ela confreira do bucho, representou a edilidade, e transmitiu aos presentes que é necessário que a confraria prossiga o seu caminho divulgando a gastronomia e promovendo o convívio e a amizade entre os sabugalenses. Ofereceu à Confraria uma serigrafia da autoria do sabugalense Manuel Morgado, alusiva ao Centenário da República. O escritor Vítor Pereira Neves ofereceu, por sua vez, um exemplar do livro “Sortelha Museu Aberto”, que foi de seguida licitado entre os presentes, atingindo valor de 110 euros, que reverteram para a Confraria.

No dia 5 de Março de 2011 realiza-se no Soito o II Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, onde novos confrades farão o seu juramento e receberão as insígnias. Já no dia 25 deste mês, a confraria marcará presença na feira de Santa Catarina, na Rebolosa, onde, de acordo com a tradição, se tira a licença para a matança do porco. O almoço de Lisboa simbolizou o início da época de ouro do bucho, que é sobretudo um prato do tempo frio, correspondente à época do ano em que ocorrem as matanças e o enchido ocupa o fumeiro das habitações das terras raianas.

Confraria do Bucho Raiano do Sabugal reuniu
        em Lisboa

Sobre o autor

Leave a Reply