No primeiro semestre deste ano os concursos de obras públicas promovidos aumentaram 26 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. Já os contratos efetivamente celebrados registaram os valores mais baixos de sempre, divulgou hoje o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Nos primeiros seis meses deste ano foram publicados em Diário da República 1.127 anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas, que totalizaram 729 milhões de euros. Segundo a AICCOPN em 2015 registaram-se os montantes mais baixos em termos de lançamento de concursos de obras públicas desde pelo menos o ano 2000.
Os contratos celebrados e reportados até final de junho totalizam 522 milhões de euros, representando uma queda de 9 por cento face ao apurado em 2015, diz a associação, destacando ainda que apesar de se tratar de «uma significativa atenuação» face aos -30 por cento apurados no final de 2015, trata-se do pior semestre desde o início desta série estatística, em 2011.
De acordo com a associação, foi reportado no Observatório das Obras Públicas um volume de 277 milhões de euros relativos à celebração de contratos resultantes de concursos públicos promovidos, o que significa menos 19 por cento face ao mesmo período de 2015 e equivale a 38 por cento do montante total de concursos de empreitadas de obras públicas que foram promovidos no mesmo período.
Os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos somaram 215 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 12 por cento em termos homólogos.