Arquivo

Conceição acolheu teste de voto electrónico

Eleitores mostraram-se receptivos ao novo sistema de votação

A freguesia da Conceição, na Covilhã, local onde vota o novo Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, foi uma das cinco freguesias nacionais escolhidas pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) para testar o segundo projecto-piloto para o voto electrónico em Portugal.

Além desta, a UMIC, órgão governamental dedicado ao desenvolvimento da sociedade de informação e da comunicação, seleccionou ainda as freguesias de Conceição de Jesus, Santos-o-Velho e de S. Sebastião da Pedreira, todas em Lisboa, e a freguesia de Santa Iria da Azóia, em Loures, onde votam o Presidente da República e os principais líderes políticos com assento na Assembleia da República.

Na Conceição, a UMIC colocou à disposição dos eleitores dois tipos de urnas: uma especial para pessoas com deficiência e outra ligada a uma impressora para receber de imediato o resultado das votações.

«É simples, prático e eficiente. É melhor que o voto tradicional», confessava à saída José Madaleno. Helena Piedade, outra eleitora, considerou-o também «muito fácil» e espera que venha a ser «o sistema de votação» em eleições futuras.

A primeira experiência deste sistema foi testada nas últimas eleições europeias e, tem como principal objectivo experimentar algumas das tecnologias possíveis neste sistema, avaliando ao mesmo tempo a receptividade dos eleitores.

Sobre o autor

Leave a Reply