Arquivo

Computadores e Internet para alunos do 5º e 6º anos

Coordenador do Plano Tecnológico anuncia um computador por cada dois alunos em 2010

O primeiro-ministro anunciou terça-feira, em Matosinhos, o alargamento do programa governamental de acesso a computadores e Internet aos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, que podem optar pelo “Magalhães”, já disponível para os alunos do 1º ao 4º ano, ou pelo programa e-escolas destinado aos alunos do 7º ao 12º anos.

«Podem optar pelo programa que mais lhes convêm nas mesmas circunstância que os restantes alunos», sublinhou José Sócrates, na escola EB1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede Infesta. Nesta primária, o primeiro-ministro assinalou o início da distribuição dos cerca de três mil computadores portáteis “Magalhães” aos alunos do primeiro ciclo. Na cerimónia, o chefe do Executivo lembrou que «está provado que o uso de ferramentas informáticas proporciona melhores índices de aprendizagem e melhora os resultados». E acrescentou: «Estamos hoje a formar uma nova geração de portugueses que domina o inglês e as tecnologias de informação e comunicação. Será uma geração mais bem preparada e em melhores condições para servir o objectivo do desenvolvimento do nosso país».

José Sócrates congratulou-se ainda com o facto de, em Portugal, todos os alunos do 1º ao 12º anos de escolaridade terem acesso, desde terça-feira, a um computador em condições «muito vantajosas», referindo, em relação à Internet, que todas as escolas do país terão «uma velocidade de banda larga superior à que existia». Já o coordenador do Plano Tecnológico afirmou que, em 2010, haverá um computador por cada dois alunos, o que tornará Portugal num dos países mais bem equipados a nível mundial. O rácio actual é 11,3 alunos por cada computador, no final do ano será de cinco alunos por PC e, em 2010, será de dois alunos por aparelho, revelou Carlos Zorrinho.

Sobre o autor

Leave a Reply