Arquivo

Complexo Termal de Unhais da Serra pronto em 2006

Empreendimento envolve investimento de 12,5 milhões de euros

A primeira pedra do futuro Complexo Termal de Unhais da Serra será lançada a 25 de Abril. O anúncio foi feito na semana passada por Luís Veiga, da Sociedade Termal de Unhais da Serra (STUS), durante a cerimónia de assinatura da cedência das termas para a construção daquele empreendimento, num investimento de 12,5 milhões de euros. A adjudicação da empreitada será decidida ainda esta semana, após análise das várias propostas.

«Esta obra vai transformar a vila e o concelho», destacou o empresário ao descrever o projecto, da autoria do arquitecto Jorge Palma, que engloba um triângulo de água, Natureza e investimento. «É único no país e vai ligar o ócio à saúde», acrescentou, explicando que está previsto um hotel de quatro estrelas com 78 quartos, um centro de congressos e um complexo com centro termal, zona de bem-estar e “fitness” e uma área lúdica com piscinas internas e externas que farão uma utilização «eficiente» da água da vila de Unhais. As águas daquela zona são indicadas para o tratamento de doenças de pele, reumatismo e varizes. «É um grande projecto, de uma beleza extraordinária e de grande qualidade, que fará com que o complexo esteja ao nível dos melhores da Europa», adiantou por sua vez Carlos Pinto, anunciando que a autarquia irá realizar obras de infraestruturas e de acessibilidades a Unhais, num investimento de dois milhões de euros.

Três anos após a cedência da concessão das águas termais à STUS, Carlos Pinto regozijou-se por estarem «finalmente» concluídos todos os processos burocráticos necessários ao andamento do projecto, nomeadamente a alteração da lei do termalismo no ano passado, que datava de 1928, e que já contempla as valências de bem-estar e lazer nestas estâncias. «Com as entidades que estão por detrás deste projecto, estou seguro que vai ser um êxito, quer na criação de emprego, quer na promoção nacional e internacional do concelho», acrescentou o autarca.

IC6 e ligação Unhais-Nave de Santo António prioritárias

O projecto do primeiro troço do IC6, que liga a Covilhã a Unhais, estará pronto no início do Verão, anunciou Carlos Pinto, que espera que o Governo abra então o concurso público para a sua construção. O custo previsto é de 20 milhões de euros. O objectivo é ter a via pronta «em perfil de auto-estrada» quando as termas estiverem concluídas. «Trata-se de uma via simples, sendo que em muitos dos troços haverá quatro faixas e separador central», referiu o autarca, defendendo a continuação do perfil auto-estrada até Coimbra. «Faz parte dos compromissos que o actual Governo tem que resolver na Covilhã», avisou. Uma posição igualmente defendida por Luís Veiga: «A auto-estrada tem de continuar até Coimbra, pois aí muito do pavimento está degrado», frisou. Entretanto, Carlos Pinto vai também avançar com uma nova ligação de Unhais à Nave de Santo António, cuja estrada actual se encontra em mau estado. O projecto estará pronto ainda na primeira metade deste ano, faltando apenas os meios financeiros para realizar a obra.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply