Arquivo

Comemorar o Dia da Europa apostando nos empreendedores portugueses

O Dia da Europa assinala-se a 9 de maio e, este ano, as celebrações revestem-se de importância especial na medida em que se assinalam os 30 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

Alinhada com a maior prioridade da Comissão Europeia que é o estímulo ao investimento e ao emprego, a Representação da Comissão Europeia em Portugal dedica o Dia da Europa 2016 ao Empreendedorismo, organizando um evento que reúne atores principais do ecossistema do empreendedorismo em Portugal. A Bolsa do Empreendedorismo decorrerá no dia 9, entre as 8h30 e as 18 horas, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica, Lisboa). É um evento dedicado a todos os atuais e potenciais empreendedores, oferecendo formação – com diversas comunicações de parceiros institucionais e 16 workshops temáticos – e networking – com uma área de exposição e interação com representantes de cerca de 30 entidades parceiras. Estarão presentes entidades nacionais públicas e privadas de apoio à atividade empresarial, responsáveis nacionais por instrumentos europeus de financiamento e investimento (Horizonte2020, PT2020), instituições financeiras, especialistas em recursos humanos e formação, incubadoras, entre outros atores essenciais na promoção e apoio ao empreendedorismo em Portugal.

O programa e mais informações estão em www.bolsadoempreendedorismo.pt. A participação é aberta e gratuita, mas para garantir lugar nas sessões e workshops é necessária inscrição prévia em http://www.bolsadoempreendedorismo.pt/inscricao/

O evento será aberto pelo Comissário europeu Carlos Moedas, responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, acompanhado por Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia. Ambos vão anunciar os vencedores dos dois prémios do Concurso Elevator Pitch – Ideias Que Marcam. Um segundo concurso está agora aberto – o “Business Model Canvas – ProjetosQueMarcam” – com o objetivo de apoiar novos projetos no difícil caminho de passar do “laboratório” para o mercado usando um modelo que ajuda os empreendedores a estruturar o seu Modelo de Negócio: o método Canvas.

Os melhores projetos beneficiarão de sessões de coaching com consultores que ajudarão as equipas a percorrer o processo de inovação. A Representação da Comissão Europeia atribui três prémios: um primeiro prémio no valor de 3.000,00 € (três mil euros) e duas menções honrosas no valor de 1.000,00 € (mil euros) cada. Existem ainda outros benefícios oferecidos por parceiros como acesso direto à plataforma de crowdfunding PPL, apoio de incubadoras e mentoria.

Os formulários de candidatura podem ser descarregados em http://www.canvas.bolsadoempreendedorismo.pt/ e devem ser entregues preenchidos em mão durante a Bolsa de Empreendedorismo a 9 de maio.

Sobre o autor

Leave a Reply