Arquivo

Colóquio debate o contributo do património no desenvolvimento regional

Instituto Piaget junta especialistas e investigadores na Mêda e Vila Nova de Foz Côa para relançar tema

“Património, Turismo e Desenvolvimento” é o tema do colóquio que o Instituto Piaget vai organizar terça e quarta-feira na Mêda e Vila Nova de Foz Côa, respetivamente. A iniciativa reúne diversos nomes de referência da cultura em Portugal e na Europa, que vão debater o tema do património cultural como área vital para o desenvolvimento local e regional. As conferências têm lugar na Casa da Cultura da Mêda e no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.

«O colóquio pretende identificar a necessidade de, no contexto atual, fomentar e alargar debates abertos ao público, com a intervenção de formadores, investigadores, profissionais da administração de bens culturais, empresas de gestão e agentes políticos, reconhecendo o património cultural como uma área vital para o desenvolvimento local e regional», adianta a organização. Nesse sentido, os promotores consideram que em tempos de crise económica «é imprescindível um relançamento, a nível nacional, das questões relativas ao património cultural, tendo em conta a sua relevância na promoção de atividades económicas». O colóquio tem como eixos temáticos a cultura e o desenvolvimento regional, o papel do património arqueológico nos projetos de desenvolvimento e os museus e o turismo nas políticas públicas.

Participam, entre outros oradores, Pedro Pablo Ortúñez Goicolea (Universidade de Valladolid), Brigitte Dumortier (Universidade Paris IV-Sorbonne), Ana Barbero (Instituto Piaget/Viseu), António Martinho Baptista (arqueólogo, coordenador do Parque Arqueológico do Vale do Côa) e António Sá Coixão (arqueólogo e diretor da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão). Thierry Aubry (arqueólogo do Parque Arqueológico do Vale do Côa), Youssef Khiara (diretor dos Museus de Marrocos), Aida Rechena (diretora do Museu Proença Júnior – Castelo Branco), Sérgio Gorjão (diretor do Museu Grão-Vasco), Fernando Real (Instituto dos Museus e da Conservação), Alexandra Cerveira Lima (Direção-Geral das Artes/ Parque Natural do Douro Internacional), Luis Raposo (diretor do Museu Nacional de Arqueologia) e Cláudio Torres (arqueólogo, diretor do Campo Arqueológico de Mértola) são outros intervenientes. O colóquio inclui ainda visitas guiadas ao castelo e termas de Longroiva, ao castelo de Marialva, ao campo arqueológico da Coriscada e aos monumentos de Vila Nova de Foz Côa, além de um passeio turístico no Douro.

O património cultural contribui para a promoção de atividades económicas, sustenta a organização

Colóquio debate o contributo do património
        no desenvolvimento regional

Sobre o autor

Leave a Reply