Arquivo

Colisão frontal mata dois jovens em Manteigas

Excesso de velocidade poderá estar na origem de acidente fatal, no domingo, à entrada da vila

Dois jovens, de 17 e 18 anos, perderam a vida no último domingo num acidente de viação ocorrido na EN 232, à entrada da vila de Manteigas, junto à antiga fábrica de lanifícios de S. Gabriel. Segundo a Brigada de Trânsito (BT), o excesso de velocidade terá estado na origem do despiste do veículo onde seguiam Nelson Gonçalves, natural de Vale de Amoreira, Gonçalo Correia, Miguel Gomes e Miguel Nunes. A viatura acabou por colidir com outro veículo ligeiro, onde seguiam um homem de 53 anos e três netos.

O condutor, Nelson Gonçalves, de 18 anos, tinha carta de condução apenas há quinze dias e teve morte imediata. Já Gonçalo Correia, de 17 anos e residente em Manteigas, acabou por falecer na última terça-feira nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde foram transferidos, em estado grave, os três adolescentes depois de assistidos no Centro de Saúde de Manteigas e no Sousa Martins. À hora de fecho desta edição, Miguel Nunes, residente em Mem-Martins mas que se encontrava a visitar a família na vila, ainda se encontrava em estado crítico, sendo que dos quatro adolescentes apenas Miguel Gomes, de 16 anos, conseguiu recuperar. Do mesmo acidente, que ocorreu por volta das 19h30 de domingo, resultou ainda um outro ferido grave, uma criança de 8 anos que seguia na viatura que circulava em sentido contrário. Para o local do incidente, ocorrido ao quilómetro 65 da EN 232, foram mobilizados 15 bombeiros, quatro ambulâncias e uma viatura de desencarceramento da corporação local.

O acidente causou grande consternação em Manteigas e ensombrou as festividades da XIII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato. O funeral de Nelson Gonçalves realizou-se terça-feira, estando agendadas para hoje as cerimónias fúnebres de Gonçalo Correia, atleta das camadas jovens da Associação Desportiva de Manteigas. Tal como Miguel Gomes, entretanto recuperado do estado de coma em que se encontrava. Estas terão sido, de resto, as únicas vítimas mortais registadas na Operação de Carnaval do destacamento da Guarda da BT, no período compreendido entre sábado e terça-feira. Segundo os dados daquela força, ocorreram 17 acidentes no distrito, dos quais resultaram quatro feridos graves e seis ligeiros. Foram fiscalizados 183 condutores e elaboradas 92 contra-ordenações. Para além disso, a BT registou 112 veículos em excesso de velocidade e cinco condutores foram interceptados a circular sob o efeito de álcool, três dos quais foram detidos por apresentarem uma taxa de alcoolémia superior a 1,2 g/l. Por outro lado, a BT prestou auxílio a 79 automobilistas.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply