O actor José Neves vai transformar 10 jovens do Colégio do Mondego nos protagonistas do primeiro espectáculo a produzir no âmbito do projecto “Inside Out”. Trata-se de uma acção sócio-cultural que o Serviço Educativo do Teatro Municipal da Guarda (TMG) vai desenvolver cada trimestre com o objectivo de valorizar a participação de públicos habitualmente esquecidos ou socialmente limitados. Para tal, um artista/criador convidado vai dinamizar actividades criativas que valorizem as suas capacidades.
Com esta iniciativa inédita, o TMG espera chegar mais longe na comunidade, através da colaboração com diversas instituições da região, e integrar os seus utentes. O primeiro capítulo do “Inside Out” já está a ser escrito por José Neves, natural de Trancoso e membro fundador do “Aquilo Teatro”, actualmente no elenco permanente do Teatro Nacional D.ª Maria II. Durante este mês, o actor tem vindo a orientar 10 utentes do Instituto de Reinserção Social – Centro Educativo do Mondego na área da expressão dramática com vista à produção de um espectáculo, com estreia agendada para 10 de Fevereiro, no pequeno auditório do TMG. Para José Neves, este é um «grande desafio, pois o exercício com estes jovens terá que ser claramente diferente do que numa situação normal». Até porque o objectivo do projecto é que eles «se transcendam e valorizem a eles próprios, e que percebam que o seu entusiasmo pode saltar os muros do Instituto de Reinserção Social onde agora estão em reclusão», acrescenta. Pela sua parte, o actor considera que vai ser «muito interessante ver o que eles têm para dar e encontrar depois um fio condutor para a apresentação final», refere o actor. «A ideia é provocar-lhes a descoberta. Quero que sintam que há uma possibilidade na lógica dos outros», acrescenta.
No âmbito deste projecto será também editado um Caderno TMG – pequenos publicações sobre as mais variadas temáticas culturais, elaborados por autores convidados –, da autoria de António Godinho. O poeta e escritor guardense vai acompanhar os ensaios deste primeiro capítulo do “Inside Out” e escrever depois uma visão e um registo poéticos da iniciativa. O Centro Educativo do Mondego, em Cavadoude, tem actualmente 31 jovens, com idades entre os 12 e os 21 anos, em regime fechado e semi-aberto, e destina-se a promover a sua reinserção social através de programas de formação escolar, profissional e de ocupação de tempos livres. Este centro ocupa as instalações do antigo reformatório da Guarda, criado em Fevereiro de 1926.