O Clube de Física da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda (ESAAG), conquistou no passado sábado o primeiro lugar a nível de equipas do Ensino Básico no V Encontro Nacional do Projeto Radiação e Ambiente, que este ano decorreu na Escola Ferreira Dias, no Cacém.
Trata-se de uma iniciativa do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), com o apoio da Agência Ciência Viva, e que junta anualmente um número crescente de Escolas de Ensino Básico e Secundário, para exposição dos trabalhos desenvolvidos por cada uma no âmbito deste projeto. As experiências desenvolvidas pela ESAAG reportam-se ao estudo da radiação de fundo em vários locais da Guarda, com especial incidência no estudo comparativo dos valores em diferentes locais da escola, antes e depois das obras de requalificação. Uma outra experiência prendeu-se com o estudo da radioatividade associada a diferentes marcas de café.
A representação da ESAAG esteve a cargo da turma do 9º E do ensino articulado, tendo o trabalho sido desenvolvido em dois anos letivos, com as professoras Alina Louro e Rosa Carvalho. Este projeto foi considerado de grande importância a nível nacional, porque pretende alertar alunos, professores e público em geral para a problemática associada às radiações.