HISTORIA DO CLUBE
O CLUBE DE CAÇA E PESCA DA GUARDA nasceu a 22 de Maio de 1958 fruto da vontade colectiva de um grupo de Amigos, com interesses e objectivos comuns na área da Caça, Pesca e Tiro desportivo.
Foram seus Sócios Fundadores; António Augusto Frutuoso Coelho de Moura (1º Presidente do CCPG), Dr. Silvano dos Santos Marques, Joaquim Manuel de Oliveira Lopes, Bartolomeu Dias Gomes de Almeida, José Lucas Mendes de Almeida, Evaristo da Cunha Dias, Dr. Manuel Duarte, Joaquim Dias de Andrade Pissarra, José Gonçalves Monteiro Capelo, Zeferino de Sousa, Joaquim Pais da Costa, Rui Prado Falcão de Lima, Dr. Francisco de Almeida Carvalho Bigotte, Dr. Manuel Maurício Glória, Dr. Arsénio Rodrigues da Silva, Dr. João José Gomes, Dr. Afonso Neves de Paiva, Manuel Augusto Pissarra Diogo da Silva.
Os seus primeiros Estatutos, foram aprovados por despacho do Subsecretário de Estado da Educação Nacional em 12 de Julho de 1958 e sua publicação no Diário do Governo nº 170, lll Série, em 22 de Julho de 1958.
As primeiras reuniões deste grupo de Amigos, para tertúlias e convívios, eram realizadas na antiga sede do Clube Egitaniense da Guarda para mais tarde passarem a sê-lo, na primeira Sede Oficial do Clube, na chamada Casa do Roseiral.
As duas primeiras décadas de vida do CCPG, foram muito activas, tornou-se um ícone da Cidade da Guarda como Colectividade, a sua sede era um ponto de reunião muitíssimo frequentado, um bom serviço de bar, sala para jogos de mesa, detentores de autorização para venda de munições de caça, licenças de Caça e Pesca, proprietários de um dos primeiros e melhores Campos de Tiro Desportivo da Península Ibérica, onde as modalidades Trap e Trap Olímpico podiam ser praticadas a nível internacional, localizado no actual Estádio Municipal da Guarda. Mais tarde, após adquirirem um terreno na zona do Bº do Pinheiro, o campo de tiro foi transladado para essa zona onde permaneceu, até à sua extinção, por permuta de terrenos com a GMG.
Hoje em dia, e após largos anos de alguma decadência em termos de Associativismo, actividades e quotização Social, o Clube de Caça e Pesca da Guarda, tem um novo elenco de Órgãos Sociais que apostou na sua reactivação, uma nova Sede Social localizada no centro histórico da Cidade, com serviços de Secretaria, serviço permanente de Bar e sala para jogos de mesa.
À imagem de épocas passadas, o CCPG encontra-se neste momento numa fase de grande dinamismo Associativo, Social e Desportivo, tem mantido nestes últimos dois anos um calendário de actividades bastante preenchido e uma recuperação significativa de Sócios.
Entre outras actividades, salientam-se as provas de Stº Huberto (provas com cães de caça) e os convívios de Pesca Desportiva, que o Clube tem procurado sempre organizar em parceria com outras Associações e Instituições com o objectivo de fomentar o relacionamento Associativo. O CCPG tem promovido também actividades de carácter Cultural e Cientifico com a organização de colóquios e exposições direccionados não só aos seus Sócios como ao Público em geral. Esta dinâmica de actividades tem estreitado e reforçado os laços de relacionamento Institucional principalmente nos casos concretos da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior e da Fundação Nacional do INATEL.
Em termos de outras Instituições, neste momento o CCPG tem protocolos de cooperação e parcerias com a Companhia de Seguros Zurich, com o Instituto Politécnico da Guarda pela Escola superior de Educação, Reserva Turística de Caça Angelino Gambôa, com serviços Veterinários e serviços Médicos para documentos de Caça, Pesca e Tiro com condições especiais.
O CCPG é ainda, entidade Gestora da Zona de Caça Associativa de Casal de Cinza Proc.Nº1357 DGRF, possui um Campo de treino para cães de Caça, detém, em fase de regularização, a Concessão de uma zona de Pesca Desportiva de Ciprinídeos e é proprietário de um terreno com cerca de 10.000 mts2, no qual a nova Direcção tem previsto a implementação de algum equipamento de relevante importância para o Clube.
O Clube de Caça e Pesca da Guarda, com o NIF nº 501 846 158, é o filiado nº 1 da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior, está registado na Direcção Geral das Florestas com o nº 207187, filiado nº 471 da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e está inscrito sob o nº 5.310 como Centro de Cultura e Desporto na Fundação do INATEL.