Arquivo

CLDS+ para Fornos, Sabugal e Foz Côa

Pobreza

Há mais concelhos do distrito da Guarda com Contratos Locais de Desenvolvimento Social+, um programa que se destina a combater o desemprego e a «pobreza crítica».

Foi recentemente publicado no “Diário da República” um despacho do secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, com o segundo grupo de territórios abrangidos pelo CLDS+, entre os quais os municípios de Fornos de Algodres, Sabugal, Vila Nova Foz Côa. Este programa pretende aumentar a empregabilidade, combater a «pobreza crítica», garantindo «uma maior proteção» às crianças, aos jovens e aos idosos, apostando num «superior desenvolvimento local e na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade». O montante global da dotação orçamental afeta a estes territórios, para um período de execução de 18 meses, é de cerca de 5,6 milhões de euros, dos quais cerca de 3,1 milhões são verbas financiadas pela Fundo Social Europeu (FSE), 1,2 milhões correspondem a financiamento nacional e 1,2 milhões são provenientes dos jogos sociais.

Criados em 2007, a primeira vaga de Contratos Locais de Desenvolvimento Social vigorou entre 2010 e 2012, após um primeiro projeto-piloto. «Enquanto instrumentos de política social, os CLDS+ surgem agora mais focalizados para os problemas sociais com que a sociedade portuguesa se deparou no período de ajustamento económico e financeiro», lê-se no despacho agora publicado.

Sobre o autor

Leave a Reply