Os alunos que terminaram o ensino secundário, antigo 7º ano, no Liceu Nacional da Guarda, no ano lectivo 1957/58, vão encontrar-se, nesta cidade, no próximo dia 8 de Maio.
São os mesmos 58 estudantes que bloqueavam as portas do Liceu aquando da queda dos primeiros nevões, introduziram o andebol e o praticavam nas mesmas instalações onde hoje ainda se joga ou, seguindo as tradições académicas, realizaram o seu baile de despedida, que, 50 anos depois, aqui regressam para se reencontrarem, revisitarem o local onde estudaram e a terra onde viveram, evocarem os colegas e os professores falecidos, tomarem contacto com as alterações havidas na cidade e conviverem entre si.
São as mesmas pessoas que, da assimilação e da germinação do que aqui aprenderam, e através do exercício das suas actividades profissionais em escolas, empresas, hospitais, tribunais e nas forças armadas, ajudaram a sociedade a subsistir e a evoluir.
Vindos, então, de vários pontos do distrito para aqui estudarem, voltam, agora, de todo o país, por onde, nestes anos, se dispersaram. Irão participar numa Missa na Igreja da Misericórdia, visitar o antigo Liceu, hoje Escola de Santa Clara, e ali descerrar uma placa recordativa, passear e reconhecer a sua cidade e participar num almoço convívio.
A COMISSÃO ORGANIZADORA