Arquivo

Cinco escolas fecham no próximo ano lectivo na Guarda

Estabelecimentos de Vila Fernando e Castanheira continuam abertos por falta de alternativas

Cinco escolas do primeiro ciclo já não vão abrir no próximo ano lectivo por terem menos de 10 alunos. Duas delas (Valhelhas e Outeiro de S. Miguel) fecham mesmo e os seus alunos vão ser transferidos para um novo centro escolar (Gonçalo) e outro estabelecimento na cidade, respectivamente.

As restantes três (Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Cavadoude) são transformadas em salas de apoio, anunciou, na semana passada, o vereador da Educação na reunião de Câmara. Esta designação é considerada a ante-câmara para o seu encerramento, o que acontecerá após a conclusão do centro escolar do Vale do Mondego, acrescentou Virgílio Bento. O também vice-presidente do município sublinhou que esta decisão «é pacífica» e resulta de um acordo com a Direcção Regional de Educação do Centro e as respectivas Juntas. Com futuro a prazo está ainda a escola de Vila Fernando, que voltará a abrir no próximo ano lectivo apesar de ter «um número diminuto» de alunos. «Não temos outras alternativa por enquanto», disse o responsável.

Já na freguesia da Castanheira, «o fecho implica criar uma nova turma na escola de Carpinteiro, cujo edifício só tem capacidade para a turma actual, pelo que vai manter-se por mais um ano». Contudo, estas duas escolas também têm o destino traçado e os seus alunos deverão transitar em 2011 para o centro escolar da Sequeira, em construção na Guarda. Segundo Virgílio Bento, já fecharam 37 escolas do primeiro ciclo do ensino básico desde 2005 no concelho, mantendo-se actualmente abertas 36.

Sobre o autor

Leave a Reply