Arquivo

Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior começa hoje

16ª edição inclui nove peças de teatro, dois espetáculos de dança contemporânea, uma sessão de curtas-metragens e dois “workshops”

“Mata’dor”, uma co-produção do Teatrubi e da ASTA, assinala hoje e amanhã o arranque do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorre no Teatro Municipal da Covilhã até dia 27.

O cartaz da 16ª edição inclui nove peças de teatro, dois espetáculos de dança contemporânea, uma sessão de curtas-metragens e dois “workshops” de escrita criativa e técnica vocal. Este ano estreia-se também a parceria Teatrubi/ ASTA na organização do festival, o que se justifica por haver «cada vez menos estudantes interessados no teatro, pelo que esta colaboração com um grupo profissional garante-nos meios técnicos e humanos para o concretizar», adianta Rui Pires. O programa inclui um espetáculo por noite, protagonizados por cinco grupos portugueses e seis espanhóis. «No país vizinho o teatro é uma área extra-curricular, ao contrário de Portugal, onde há muitas potencialidades que não estão a ser aproveitadas», lamenta o diretor do único festival de teatro universitário do interior do país.

O NNT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (sábado), os espanhóis Maricastaña – Aula de Teatro Universitaria de Ourense (domingo) e do Grupo de Teatro da Universidade de Granada (segunda-feira), o CITAC – Circulo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (terça) e a Aula de Teatro da Universidade de Huelva (quarta) são os participantes da primeira semana. O ciclo prossegue depois com a exibição de curtas-metragens, intitulada “Best of UBIcinema” (dia 22), António Abernú/ KIK – Clube de Inseminação Cultural (dia 23), Ponte Crema Teatro, de Madrid (dia 24), Fc – Acto – Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências de Lisboa (dia 25) e a Aula de Dança da Universidade da Corunha (dia 26), cabendo à Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela encerrar o festival no dia 27. A novidade desta programação está no facto de haver dois espetáculos apresentados por profissionais, como António Abernú e os espanhóis da Ponte Crema Teatro. Como habitualmente, realiza-se paralelamente um mercado de livros e CD’s a preços reduzidos.

António Abernú regressa à Covilhã no dia 23 com “Homem água”

Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior começa hoje

Sobre o autor

Leave a Reply