O duo Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida abre esta noite o ciclo “Guarda In Jazz” no Teatro Municipal da Guarda (TMG).
O espetáculo está agendado para o café-concerto e tem entrada livre. A soprano e o pianista tocam juntos há quase uma década e neste concerto vão interpretar um repertório baseado nos mais famosos “standards” de jazz e musicais. “When I fall in love”, “When you wish upon a star”, “Blue Moon” e “As time goes by” são alguns dos temas escolhidos por Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida para a primeira noite do “Guarda In Jazz”, que termina a 11 de junho. Amanhã é a vez do quinteto Spinifex, formado por músicos da Holanda, Portugal e Alemanha, subir ao palco do pequeno auditório. O grupo cruza as fronteiras estilísticas do jazz, da música contemporânea e da improvisação livre. Na Guarda, o Spinifex apresenta o seu último disco, “Veiled”. Luís Vicente (trompete) é o instrumentista convidado para tocar com Tobias Klein (saxofone alto), Jasper Stadhouders (guitarra), Gonçalo Almeida (baixo) e Philipp Moser (bateria).
No sábado o ciclo prossegue com uma oficina orientada por Paulo Perfeito, trombonista, compositor e pedagogo, e destinada a estudantes de música e músicos. À noite, atuam o Trio de um Grilo, liderado pelo portuense João Grilo, e o Ensemble Super Moderne formado por oito músicos do panorama Jazz da Invicta. Os dois projetos juntam-se para explorar diferentes formas de narrar, improvisar e interagir musicalmente. Os Trio de um Grilo são João Grilo (piano), Filipe Louro (contrabaixo) e Pedro Almiro (bateria), enquanto José Pedro Coelho e Rui Teixeira (saxofones), Ricardo Formoso (trompete), Paulo Perfeito (trombone); Eurico Costa (guitarra), Carlos Azevedo (piano), Miguel Ângelo (contrabaixo) e Mário Costa (bateria) formam o Ensemble Super Moderne. Na terça-feira a música cede o lugar ao cinema com a exibição de “Chico & Rita”, de Tono Errando, Javier Mariscal e Fernando Trueba. Este filme de animação foi nomeado para o Óscar em 2012, premiado com o Goya em 2011 e venceu os prémios Gaudi para melhor filme de animação e melhor música original em 2012.