Arquivo

Ciclo aproveita tradições da Quaresma no Fundão

A “Quadragésima” inclui dois concertos, passeios guiados e uma residência artística

As tradições religiosas da Quaresma vão dar origem a dois espectáculos musicais num ciclo cultural intitulado “Quadragésima”, organizado pela Câmara do Fundão até 24 de Março.

«A “Quadragésima” promove a redescoberta do fundo tradicional religioso do território do concelho do Fundão», adianta Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura. Essas tradições cumprem o calendário religioso e decorrem em todo o município. São os casos do Cantar dos Martírios e da Encomendação das Almas, que são entoados nas aldeias. As procissões e a Via Sacra também fazem parte dos eventos típicos da época, que a autarquia convida a visitar. Estas manifestações populares estão na base do espectáculo “Passione”, do grupo de cânticos da Córsega “Tempus Fugit”, que será apresentado no sábado à noite, na Igreja Matriz da cidade. O recital vai resultar de uma residência artística liderada por um dos elementos do grupo, a realizar na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes dirigida aos membros de grupos de cantares informais.

A 16 de Março acontece “Miserere”, obra que mistura música sacra e profana da autoria do maestro Luís Cipriano, baseada numa recolha de cânticos da Quaresma feita pela Câmara do Fundão. O concerto está agendado para a Igreja Matriz. Segundo Paulo Fernandes, «a edição deste ano apresenta ainda dois pacotes de visita ao concelho, nos dias 1 e 16 de Março, que incluem passeios guiados a diversos pontos de interesse e provas de doces tradicionais». A “Quadragésima” nasceu em 2003 e é organizada em parceria com a empresa municipal Fundão Turismo.

Sobre o autor

Leave a Reply