Arquivo

CERCIG constrói unidade habitacional

Projecto destina-se a acolher alunos dos seus cursos de formação profissional

A CERCIG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda vai construir uma unidade habitacional de apoio ao emprego, para alojar formandos que frequentam cursos de formação profissional no seu Centro de Reabilitação Profissional.

Segundo Virgílio Bento, presidente da direcção da CERCIG, o edifício, com capacidade para alojar 12 alunos, será edificado até final do ano na Quinta da Torre, junto ao parque industrial. O investimento previsto é de cerca de 100 mil euros. Para mais tarde, segundo o responsável, fica a concretização do projecto de construção de uma unidade residencial com capacidade para 40 utentes, num investimento de um milhão de euros. «Temos o projecto e estamos à espera de financiamento para o concretizar», acrescentou, adiantando que o mesmo já foi candidatado ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, mas «foi chumbado duas vezes». Entretanto, a cooperativa inaugurou, na passada quarta-feira, as obras de remodelação de dois antigos blocos do Centro de Reabilitação Profissional.

Esta intervenção custou 140 mil euros e foi apoiada com 120 mil euros do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Nos dois blocos funcionam serviços de recepção, secretaria, cozinha, refeitório, sala de reuniões, gabinetes técnicos, bar, sala de convívio e de formação. O Centro de Reabilitação Profissional da CERCIG ministra cursos nas áreas da carpintaria, serralharia, jardinagem, confecções, serviços de cozinha/pastelaria, serviços de apoio e auxiliar administrativo, frequentados por 60 formandos. Virgílio Bento disse que, entre 2002 e 2007, frequentaram a formação 134 formandos, «tendo ficado aprovados 40, reprovados cinco, desistido 44 e integrados no mercado de trabalho nove».

Sobre o autor

Leave a Reply