Arquivo

Cerca de 175 mil alunos do ensino básico estreiam hoje novo modelo de avaliação

O novo modelo de avaliação do ensino básico implementado pelo Ministério da Educação durante este ano letivo, é estreado hoje por cerca de 175 mil alunos, de acordo com o Público de hoje. Os estudantes do 2º, 5º e 8º ano fazem primeiro a prova de aferição de Português e, na quarta-feira, a de Matemática. As mudanças tornaram mais tranquila a vida das escolas e das famílias nesta temporada de exames nacionais, que decorre até ao final do próximo mês.

No início do ano, o Governo decidiu criar estas provas de aferição substituindo os exames nacionais do 4º e 6º ano. Os novos testes não contam para a nota dos alunos mas vão permitir às escolas e às famílias perceberem o nível de aprendizagem dos estudantes. A tutela criou, para este primeiro ano do novo modelo, um regime transitório que deu às escolas a possibilidade de optarem se pretendem ou não realizar as provas.

57 por cento das escolas escolheram realizar as provas, segundo dados do Ministério da Educação. Em cerca de 2800 escolas de todo o país há provas de aferição do 2º, 5º e 8º ano.

No caso do 2º ano, além de Português hoje e Matemática na quarta-feira, os alunos vão responder oralmente a duas provas a questões de Estudo do Meio. Em ambos os dias, os estudantes do 1º e 2º ciclo fazem as provas de manhã (10h30) e os mais velhos durante a tarde (14h30). Pela primeira vez em provas nacionais de Português, será avaliada a compreensão da componente da oralidade, domínio que não tem feito parte das provas em avaliação externa, através de exercícios que serão aplicados na primeira parte das provas.

Sobre o autor

Leave a Reply