A Câmara Municipal de Manteigas e a Associação Comercial da Guarda (ACG) apresentaram recentemente o Programa de Acções 2003/2004 para aquela vila no coração da Serra da Estrela. Trata-se de um parceria que pretende desenvolver diversas acções culturais no final deste ano e no decorrer do próximo, com o intuito de dinamizar o comércio tradicional e respectiva zona de intervenção, implantando uma atitude comercial «mais coesa». Diferenciar, modernizar e revitalizar são as palavras-chave destas acções que pretendem divulgar, promover e credibilizar o centro histórico e o comércio tradicional manteiguense, envolvendo a comunidade local.
Os próximos 12 meses contam assim com uma agenda cultural recheada, que prevê dar «ainda mais» identidade, credibilidade e projecção a «tudo o que de bom se faz» em Manteigas e em todo o distrito da Guarda. José Manuel Biscaia, presidente do município, entende tratar-se de um programa «dinâmico», que «não é para parar» porque Manteigas «está viva». «Vamos pôr os pés no chão. Deixem de pensar que alguém faz por nós. Vamos todos fazer em conjunto», pediu o autarca durante a sessão de apresentação, enaltecendo a «perfeita» conjugação entre poder político e poder económico. Também Jorge Godinho, presidente da ACG, considera ser este um projecto «extremamente» importante para o comerciante que já rejuvenesceu o seu comércio e tem agora «a oportunidade de ter animação muito própria para dinamizar e potencializar o seu próprio negócio». O Cântaro Magro é a imagem de marca desta iniciativa por ser um símbolo representativo do património natural do concelho. De forma a familiarizar o público com estas acções e com a nova imagem do centro histórico, serão colocadas bandeirolas nas ruas para a delimitação da zona de intervenção. Aos comerciantes cabe decorar as suas montras, permitindo uma fácil identificação das lojas associadas, e participar em acções específicas.
“Apanhe o comboio e aprecie Manteigas”, num percurso turístico de Inverno, é a primeira acção a desenvolver entre Dezembro e 2 de Maio de 2004, graças a uma composição acondicionada e sonorizada que vai circular por diversos locais do concelho com um guia turístico. Também no início do próximo mês serão apresentados ao público os restaurantes renovados. De 1 de Dezembro a 31 de Janeiro de 2004 realizar-se-á o XVIII Concurso de Fotografia, cuja entrega dos prémios será feita no Feriado Municipal, 4 de Março. Ainda na época de Natal e até ao Dia de Reis, decorre a campanha “Chegou o Natal! Compre no Comércio Tradicional!”, em colaboração com os escuteiros. O objectivo é recolher bens que serão entregues a instituições de ajuda aos mais desfavorecidos, recebendo os doadores um brinde e uma colecção de postais alusivos à quadra natalícia em troca.
Em Janeiro, decorre a mostra gastronómica “O sabor à prova no Inverno”, numa acção conjunta entre a Guarda, Manteigas, Almeida e Fornos de Algodres. Haverá distinções para a “Melhor Sopa”, “Melhor Prato”, “Melhor Sobremesa” e “Melhor Restaurante”. Durante esse mês, todas as terças-feiras serão ainda Dia do Comércio, com a apresentação de novos produtos, cartões de fidelização e sorteios. Em Fevereiro, destaque para a 5ª Edição Concurso Literário, o prémio Dr. João Isabel, que decorrerá até 30 de Abril, e 5ª Feira do Livro. No Dia dos Namorados haverá um concurso para todos os casais que consigam completar a frase “Por Ti…”, enquanto de 21 a 24 realiza-se a XI Mostra de Actividades, com a presença de cerca de 70 expositores e animação nocturna com Rui Veloso e Sete Mares (dia 21), Quadrilha (22) e Paulo Gonzo, Dança Brasil e Gramy Dance (23).
“Desenvolvimento Económico e Social: Reflexão-Acção” é o seminário que decorre a 4 de Março, seguindo-se dia 7 a tradicional prova dos 12 Kms Manteigas-Penhas Douradas, com atletismo, caminhada pedestre e BTT. No Dia do Pai haverá concursos, sorteios, surpresas e muita animação, enquanto que no Dia da Árvore serão os alunos do 4º ano os protagonistas com plantação de árvores. Em Julho repete-se mais um Percurso Turístico de Verão, que durará até 31 de Agosto. De 1 a 15 de Agosto destaque para a Quinzena da Juventude, com várias acções de sensibilização sobre temas da actualidade, campeonatos desportivos, mostra de desportos radicais, concertos e as 24 horas de Futsal de Manteigas. Em Setembro é o regresso às aulas “com o nosso comércio” e em Outubro este programa cultural termina com o seminário sobre “Envelhecimento Activo: Novas Acções – Novas Soluções” e a III Edição da Meia Maratona Vale do Zêzere, no dia 24.
Rita Lopes