Arquivo

Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço inaugurado em vilar Formoso

O novo espaço vai funcionar em colaboração com Salamanca, de forma a promover os produtos da raia

Vilar Formoso tem agora uma montra privilegiada da região e dos seus produtos graças ao Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço (CEDET), inaugurado no passado sábado.

Situado junto à fronteira, no edifício da antiga Alfândega, «trata-se de um ponto de exposição dos produtos endógenos da Beira Interior Norte» explicou António Baptista Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida. Os turistas que passarem pela principal fronteira terreste do país e entrarem no novo centro poderão conhecer queijos, enchidos, azeite e outros produtos tradicionais ou simplesmente pedir informações turísticas. O CEDET não vai ser apenas uma montra de produtos da Beira Interior Norte, «é um abraço entre Portugal e Espanha na zona raiana, entre a Beira Interior Norte e Salamanca», acrescentou José Manuel Biscaia, presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).

Futuramente, o edifício irá acolher o centro de trabalho do projeto de cooperação transfronteiriço BIN – SAL que abrange municípios da Beira Interior Norte de Portugal e da Província de Salamanca (Espanha). Ao longo dos anos, José Manuel Biscaia refere que tem descoberto que os problemas das regiões de fronteira, quer de um país, quer do outro, são os mesmos: «Pouca gente e pouco investimento, e esta casa vai permitir mostrar as nossas virtudes, a nossa gente, os nossos produtos», afirmou o edil. O próximo passo é criar no CEDET uma loja onde estejam disponíveis os produtos da região para que «quem por passe por aqui os possa adquirir», disse Baptista Ribeiro, segundo o qual ainda não está definido como se irá proceder à venda, mas existe a certeza de que «é necessário potenciar ao máximo essa área». Por sua vez, José Manuel Biscaia sublinha que «temos que saber fazer, captar e promover» e por isso vão também investir na comunicação e marketing em torno do CEDET. Este espaço nasceu no âmbito do Projeto VIP BIN SAL e envolveu um investimento de cerca de um milhão de euros.

Modelo de negócio ainda não está definido mas os autarcas acreditam no sucesso da loja

Sobre o autor

Leave a Reply