Arquivo

Centro de Certificação, Inovação e Apoio ao Desenvolvimento de Empresas prestes a avançar

Antigo quartel da GNR de Celorico vai ser a sede da nova estrutura que criará «desenvolvimento» para o concelho e ajudará a «fixar a juventude»

Celorico da Beira vai mesmo ser sede de um Centro Empresarial de Certificação, Inovação e Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (CECIADE), que servirá os distritos da Guarda, Castelo Branco, Viseu e Coimbra. O antigo quartel da Guarda Nacional Republicana da vila é o local escolhido para acolher esta nova estrutura que promete desenvolver e promover o concelho celoricense.

Neste momento, o empresário Fernando Tavares Pereira, o grande mentor do projecto, encontra-se a «encetar os contactos necessários» com várias empresas de âmbito nacional e até de Espanha que apresentam uma «estrutura financeira sólida», adianta António Caetano, presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira. Neste sentido, a solidez económica destas empresas é a melhor «imagem de marca» para que os investidores locais e do distrito mostrem interesse em aderir ao CECIADE, considera. O autarca explica ainda que à Câmara coube «fazer, em primeiro lugar, com que o Centro tivesse a sua sede em Celorico» e, em segundo, «ceder o imóvel» para a instalação do mesmo. Trata-se do antigo quartel da GNR, que será alvo de uma candidatura para se efectuarem as necessárias obras. Recorde-se que os objectivos básicos deste Centro Empresarial passam por promover a criação de parques industriais infraestuturados, motivar as entidades oficiais para projectos de formação profissional de qualidade, apoiar as empresas a consolidar a sua área de negócios e potenciar o investimento nacional e estrangeiro.

Outra vantagem é servir de elo de ligação entre os empresários e o Governo, fazendo, nomeadamente, com que haja menos burocracia no tratamento e aprovação de projectos de investimento nesta zona do interior do país. António Caetano vê com muitos bons olhos a instalação do CECIADE em Celorico já que se trata de uma estrutura que tem condições para «fixar a juventude e criar bastante desenvolvimento para o concelho», sublinha. De resto, o projecto já foi apresentado a Carlos Tavares, ministro da Economia, que acolheu a ideia com «bastante agrado», indica o edil celoricense. Em complementaridade com a instalação do Centro Empresarial de Certificação, Inovação e Apoio ao Desenvolvimento de Empresas, a autarquia está também a avançar com o projecto de alargamento dos parques industriais de Celorico da Beira e de Celorico-Gare, que no futuro ficarão localizados entre duas vias «muito importantes», como serão a A25, que substituirá o IP5, e a variante que ligará a sede de concelho ao IP2.

Sobre o autor

Leave a Reply