O Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020 aprovou o financiamento para 12 novos projetos ligados a centros hospitalares, que envolvem remodelações físicas, aquisição de equipamentos, entre outras intervenções.
Estas intervenções implicam um investimento de cerca de 32 milhões de euros e terão um apoio do Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de cerca de 20 milhões de euros. Até ao momento, o programa operacional já aprovou 33 projetos na área da saúde que totalizam um investimento de 44 milhões de euros e um valor de fundos europeus de cerca de 30 milhões de euros. Na região, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é o único financiado e vai receber 765 mil euros de apoio dos fundos comunitários para a modernização do bloco operatório, dos cuidados pós-anestésicos e da esterilização. O apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) representa mais de 50 por cento do total de investimento previsto, que corresponde a 1,2 milhões de euros. Também o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, é abrangido pelo programa e a sua remodelação e ampliação será apoiada em 3,2 milhões de euros, num investimento total de 3,8 milhões.
De acordo com Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), «estes projetos têm um impacto muito significativo na qualidade de vida das populações, por um lado, pela melhoria dos serviços de saúde de proximidade, através da requalificação e dos equipamentos dos centros de saúde e, por outro, pela melhoria das condições de trabalho e de atendimento dos centros hospitalares, que têm um âmbito de intervenção territorial mais abrangente e onde as áreas de saúde são mais amplas e de maior complexidade, carecendo, por isso, de contínuos investimentos de modernização tecnológica».