Arquivo

Celorico instado a poupar água

Verão sem chuva condiciona caudal dos nascentes subterrâneos que abastecem parte da população do concelho

Poupar água é a palavra de ordem lançada esta semana a grande parte dos celoricenses pela Águas do Zêzere e Côa (AdZC), responsável pelo fornecimento de água na maioria dos concelhos da região.

Segundo a empresa, «os consumos per capita são muito elevados» naquele município, sendo que a média actual situar-se-á entre 400 a 500 litros diários por habitante. Por isso, para que o serviço prestado não seja posto em causa, a concessionária recomenda aos munícipes que não usem a água da rede pública para rega de jardins, hortas ou encher piscinas e evitem lavar o carro frequentemente. Os celoricenses são ainda alertados para que usem a máquina de lavar roupa e/ou loiça apenas com a carga máxima, não lavem a loiça com a torneira aberta, tomem duche em vez de banho de imersão e não deixem a água a correr enquanto lavam os dentes ou fazem a barba. A AdZC garante que estas medidas destinam-se a promover o «uso racional da água» e avisa que «se as elevadas capitações que actualmente se verificam não forem reduzidas, e se nas próximas semanas não chover, as origens de água disponíveis poderão não ser suficientes para manter o mesmo nível de serviço».

A água que abastece a parte do concelho de Celorico da Beira servida pela AdZC provém da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Salgueirais, fornecida através de nascentes subterrâneos «muito sensíveis à falta de pluviosidade», justifica a empresa, acrescentando que «sem chuvas, a tendência é para a progressiva redução nos caudais disponíveis». Em Celorico, a AdZC serve cerca de 1.700 pessoas nas localidades de Salgueirais, Vide Entre Vinhas, Cortiçô da Serra, Mesquitela, Casas do Soeiro e parte da freguesia urbana de S. Pedro. Contudo, a população flutuante faz aumentar o número de consumidores, sobretudo com a vinda dos emigrantes nos meses de Julho e Agosto. Os dados da última semana revelam uma capitação média que ultrapassa os 400 litros diários por pessoa, um número que faz erguer algumas medidas preventivas, apesar de não haver ainda um histórico comparativo, pois a concessionária presta o serviço há poucos meses.

Sobre o autor

Leave a Reply