O queijo Serra da Estrela é o ingrediente principal da Feira do Queijo, em Celorico da Beira, que decorre habitualmente na sexta-feira de Carnaval, que este ano é dia 28 de fevereiro. O concelho tem tradição no fabrico desta iguaria sem par e é o que tem maior produção na região, pelo que a autodenominada “capital do Queijo Serra da Estrela” tem neste produto um importante alicerce da economia local.
A iniciativa costuma prolongar-se até ao “domingo gordo”, num certame que oferece também outras atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo. Há um ano, a autarquia estimava uma produção anual de 120 toneladas de queijo em Celorico da Beira, o que resultaria em mais de um milhão de euros de receitas. A Câmara encontra-se a ultimar a próxima edição da Feira do Queijo, sendo que o programa deve ser conhecido brevemente, declarou o autarca local José Monteiro.
O fabrico deste queijo ainda é maioritariamente uma arte de cariz familiar neste concelho, onde existirão mais de duas dezenas de queijarias tradicionais certificadas. De resto, Celorico da Beira é o “berço” da ovelha Bordaleira da Serra da Estrela, possuindo o segundo maior efetivo português de ovinos.
Também o Solar do Queijo é um local de passagem “obrigatória” para os apreciadores, uma vez que ali podem degustar e comprar o afamado queijo, bem como outras iguarias da gastronomia local, como o farinheiro, a morcela, a chouriça ou o vinho. Na sala do Museu a principal atividade do concelho é “redescoberta” através da exposição dos artefactos utilizados no fabrico artesanal, mostrando as “voltas” que o queijo dá desde a ordenha até ao consumidor.