Arquivo

CEI entrega bolsas de investigação

Centro de Estudos Ibéricos apresenta amanhã mais três publicações da Colecção Iberografias

Sete investigadores, portugueses e espanhóis, recebem amanhã, na Guarda, bolsas de apoio ao seu trabalho atribuídas pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). A iniciativa acontece pelo segundo ano consecutivo no âmbito do projecto “Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em Tempo de Mudança”. Cada laureado vai receber 1.500 euros para desenvolver os seus projectos no próximo ano.

Os trabalhos seleccionados incidem sobre a realidade geográfica transfronteiriça, nomeadamente “Integração das questões geo-ambientais nos processos de ordenamento sustentado dos territórios, focando a análise na região da Guarda”; “Qualidade percebida e satisfação na prestação dos cuidados de saúde no distrito da Guarda” e “O ambiente na imprensa periódica regional 1965-94”. Mas também “Políticas de desenvolvimento e cooperação transfronteiriça para a promoção do emprego na região fronteiriça de Castilla y León/Portugal” e “Os agentes da electrificação do distrito da Guarda: empresas, empresários e realizações”. Finalmente, “La imagen de Castilla-León y España en los manuales escolares portugueses (1850-1910)” e “Culturas e Identidades em mutação no continente americano: o papel do legado ibérico”. Em 2004 foram contemplados oito projectos que irão ser publicados proximamente pelo CEI, na colectânea “Territórios e Culturas de Fronteira”. A cerimónia, que decorre na sala da Assembleia Municipal da Guarda, deve contar com a presença de Eduardo Lourenço, pensador e patrono do CEI.

O Centro de Estudos Ibéricos aproveita a ocasião para apresentar as últimas edições da Colecção Iberografias, uma parceria com a editora Campo das Letras. Trata-se “Do Outro Lado da Lua – Inéditos de Eduardo Lourenço”, coordenado por Maria Manuel Baptista; “Territórios e Culturas Ibéricas”, actas das conferências de 2 e 3 de Dezembro de 2004; e “Entre Margens e Fronteiras”, de Rui Jacinto.

Sobre o autor

Leave a Reply