Arquivo

CEI assina protocolo com Fundação Duques de Soria

Acordo destina-se a promover o estudo, conservação, valorização e divulgação do património cultural, material e imaterial, dos territórios fronteiriços

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), sediado na Guarda, e a Fundação Duques de Soria (Espanha) assinaram, na segunda-feira, um protocolo de cooperação tendo em vista a promoção de acções conjuntas de estudo, conservação, valorização e divulgação do património cultural, material e imaterial, dos territórios de ambos lados da fronteira.

As duas instituições, sem fins lucrativos, prosseguem objectivos e finalidades similares no âmbito da investigação das realidades portuguesa e espanhola, procurando contribuir para a difusão da cultura ibérica e para o desenvolvimento dos territórios de fronteira. Com a assinatura deste acordo, «o CEI cumpre um dos seus principais objectivos, que é o reforço do relacionamento e cooperação inter-regional através da investigação e do ensino universitários e da actividade de instâncias cívicas e culturais», adianta em comunicado. A Fundação Duques de Soria é uma instituição cultural criada em 1989 por iniciativa e sob a presidência honorária da Infanta Margarita de Borbón e de D. Carlos Zurita, Duques de Soria. No relacionamento com Portugal, esta instituição criou, em 1994, a cátedra Don Juan de Borbón, Conde de Barcelona, que promove e incentiva o intercâmbio e o conhecimento das realidades culturais e socioeconómicas dos dois países, principalmente através da organização de encontros luso-espanhóis. Esta iniciativa tem o patrocínio conjunto do Presidente da República portuguesa e do Rei de Espanha.

Sobre o autor

Leave a Reply